O ensino da Literatura por meio do Instagram
Introdução
É inegável que as tecnologias estejam presentes no cotidiano
de alunos e professores, em suas vidas sociais, familiares e escolares, também
é evidente que as novas tecnologias apresentem inúmeras vantagens para a
educação. Levando em consideração o aumento crescente das tecnologias no meio
social, surge o desafio de acompanhar esse desenvolvimento no mesmo ritmo no
meio escolar, tendo a necessidade de entender como esses avanços e novas
tecnologias podem colaborar com o ensino e aprendizagem, avaliando e aplicando
novas metodologias em sala de aula. Nesse cenário tecnológico vivenciado
atualmente, é fundamental que os professores estejam bem instrumentalizados
para lidar com as relações entre a questão tecnológica e a prática escolar.
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, que conduzem
o planejamento e atuação na educação, há um papel fundamental e um impacto inegável
das novas tecnologias de informação e comunicação na vida social do aluno, no
seu entendimento do mundo no qual está inserido, nas suas relações sociais e
formação como leitor crítico de seus contextos. Já a disciplina de literatura,
com seu papel sociocultural e humanizador, é igualmente importante para
desenvolver no aluno a compreensão do mundo e prepará-lo para a leitura das
diferentes realidades que existem e dos encontros a que se está sujeito no
atual contexto da globalização. Assim, o encontro entre tecnologia e
literatura, é fundamental para o professor de hoje e sua ação docente significativa.
1. Objetivos
O objetivo do projeto criado graças a esta APS é criar uma
“ponte” entre o ensino da literatura com as novas tecnologias e os alunos,
despertando o interesse do aluno pela matéria e para usar essas facilidades de
maneira eficaz em seus estudos, sem perder o foco e a vontade de aprender. Com
intuito de despertar no aluno o interesse pela literatura, mostrando que ele
não precisa trocar seu celular por um livro, mas sim que ele pode usa-lo como
ferramenta de ajuda, seja lendo e procurando palavras e significados
desconhecidos online, como ler um livro baixado no próprio aparelho.
A partir disso iremos trabalhar nesse blog o autor Bocage
por ter características do arcadismo e romantismo. O arcadismo tem uma
linguagem mais simples e de fácil entendimento, sendo mais maleável para que
haja a apresentação e entendimento dos alunos.
1.1 O que os alunos encontrarão No blog?
·
Vida de Bocage.
·
Características do Arcadismo, apresentando um
pouco do Romantismo.
·
Dicas sobre autores, livros.
1.2 Em
que isso lhes será útil?
Os alunos poderão usufruir destes materiais de forma a
ajudá-los em seus trabalhos e pesquisas acadêmicas, nosso intuito é mostrar aos
outros alunos o quanto a Literatura pode ser algo fantástico se for bem
ensinada e apresentada.
Com este blog os
alunos irão descobrir curiosidades, o que aumentará a sua rede de pesquisas.
Buscaremos criar discussões e atividades que farão com que o aluno participe
ainda mais de nossa rede social. No blog, há um espaço para que o aluno ou até
mesmo o professor, possa fazer comentários sobre o post e dar sugestões de
possíveis temas. Daremos também algumas dicas de livros e arquivos onde será
possível expandir os horizontes de sua pesquisa, tornando-a mais ampla e
dinâmica.
2. Justificativa
Criamos este blog a partir de pequenas dúvidas sobre as
obras, curiosidades sobre a vida dos autores e escolas literárias pertencentes
de cada um. Após muita pesquisa, decidimos que a ideia de um blog com post
seria algo muito interessante. A ideia é fazer posts sobre literatura, épocas
Literárias e obras dos autores, com foco no Arcadismo e Romantismo. Sabemos que
a disciplina de Literatura só começa a fazer parte da grade curricular, a
partir do Ensino Médio. Infelizmente, os alunos de séries anteriores não
possuem tanto conhecimento sobre essas incríveis épocas Literárias. Cabe então
ao professor explicar e organizar aulas explicativas para que este aluno não
passe a odiar uma matéria tão divertida e gostosa de aprender e apresente a
eles o blog com intuito trazer conhecimentos fáceis e divertidos.
Este blog ajudará não somente alunos, como também os
professores. Aqui será possível aprender Literatura de forma dinâmica e
interativa. Buscaremos postar vídeos, entrevistas, textos literários e
teóricos, para que o aluno encontre a sua maneira de aprender Literatura.
3. Metodologia
Observamos o uso de retroprojetores interativos, tablets e
de redes sociais em diferentes escolas, tanto no ensino fundamental como no
médio. Decidimos estudar o uso dessas tecnologias em sala de aula, analisando
os pontos positivos e negativos, e como introduzir a literatura de uma maneira
eficaz durante as aulas e horas de estudo sem perder o foco, despertando o
interesse nos alunos.
Para as horas de estudo em sala de aula usaremos os tablets
e retroprojetores em conjunto para maior interação dos alunos em aula, sendo
possível a apresentação de vídeos, imagens, slides e anotações do professor e
dos alunos, por meio da funcionalidade de espelhar conteúdos do tablete para o
retroprojetor.
4. Atividade didática
pedagógica
Para as horas de estudo fora de sala de aula criamos uma
pagina no aplicativo Instagram que conta com fotos e vídeos, esta pagina seria
administrada pelo professor, por ser permitido o uso apenas por maiores de
idade. Os alunos ajudariam no desenvolvimento do estilo da pagina e na
apresentação da matéria, dando sugestões, após a apresentação do conteúdo,
feitas em grupo e apresentadas ao professor. Essa pagina seria voltada a
literatura, dando dicas sobre autores, livros e toda a matéria em forma de
esquemas rápidos para complementar e ajudar nos estudos.
Os alunos apresentariam essas ideias de acordo com o tema
espelhando e apresentando as ideias, as ideias seriam apresentadas por grupos
sorteados e não todos de uma única vez, e de acordo com o tema.
Para esse tema escolhemos o Autor Bocage que foi um autor da
escola literária Arcadismo. Apresentaremos algumas obras do autor, introduzindo
o Arcadismo e apresentando um pouco do Romantismo. Bocage foi um autor que teve
características diversas podendo ser explorado no estudo de mais de uma escola
literária e podemos mostrar as diferenças entre as escolas anteriores.
4.2 Desenvolvimentos do conteúdo
A ideia seria apresentar dois poemas de Bocage mostrando no
poema as características do movimento literário apresentado e comentando sobre
a história do arcadismo usando o autor como referência, por ter sido um grande
nome desse momento. O autor seria vinculado as arcádias, a importância do
arcadismo e a origem do nome e do conceito.
Os textos apresentados aos alunos seriam:
Texto I
Características Árcades
De toda a poesia produzida por Bocage, pode-se facilmente
identificar, na sua fase inicial, muitas características árcades: bucolismo
(exaltação da natureza), pastoralismo, carpe diem (aproveitar o dia). Fiel às
lições dos mestres gregos e latinos (Píndaro, Horácio, Ovídio, Virgílio) os
poemas tipicamente árcades (ou neoclássicos) de Bocage abusam das alegorias
mitológicas: os ventos não são ventos, são Zéfiros, Éolos ou Favônios; a noite
não é noite, mas a “deusa que esmalta o céu de estrelas”, a “morada de Erebo”;
o dia é o “domínio de Febo”; o sonho não é sonho, mas “dom de Morfeu”. A
realidade traduzida em tais termos soa estranha e artificial. Era uma poesia
acadêmica, feita pelos e para os poetas iniciantes, pois só eles próprios e os
nobres que o financiavam haviam estudado Latim, Grego, História Antiga,
Mitologia, Retórica Clássica etc.
O soneto está revestido de linguagem clássica, como “ósculos
ardentes” que seria equivalente a beijos sensuais. O soneto é constituído pela
representação de um ambiente pastoril e campestre, de uma paisagem composta de
elementos reais da Natureza, ao fim desse poema há uma
uma sugestiva aproximação do romantismo temperamental da fase madura de Bocage.
uma sugestiva aproximação do romantismo temperamental da fase madura de Bocage.
Olha Marília, as
flautas dos pastores.
Olha, Marília, as flautas
dos pastores,
Que bom que soam,
como estão cadentes!
Olha o Tejo a
sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar
por entre as flores?
Vê como ali,
beijando-se, os Amores
Incitam nossos
ósculos ardentes.
Ei-las de planta em
planta as inocentes,
As vagas borboletas
de mil cores.
Naquele arbusto o
rouxinol suspira,
Ora nas folhas a
abelhinha pára,
Ora nos ares,
sussurrando, gira:
Que alegre campo!
Que manhã tão clara!
Mas ah! Tudo o que
vês, se eu te não vira,
Mais tristeza que a
morte me causara.
Texto II
Características Românticas
A poesia de Bocage sem sombra de dúvidas, anuncia os
primeiros valores do romantismo em Portugal, nesse soneto percebem-se claramente os traços pré-românticos do poeta. A
morte se faz presente, confunde-se com á noite e é amiga do eu-lírico, mais que
isso, ela é “calada testemunha” do seu pranto.
Além disso, surgem
fantasmas e mochos, figuras noturnas, que como ele são inimigos da claridade.
Claridade essa que não deve ser vista simplesmente como luz, mas sim como a luz
do conhecimento e da razão, que se opõe a noite, ou seja, a incerteza, aos
mistérios da alma. No entanto, esse clima Romântico, que envolve o eu-lírico,
não chega até a mulher amada, que dorme tranquilamente. Características
românticas são claras no poema como o individualismo, pessimismo, sentimentalismo,
a supervalorização
das emoções pessoais e a idealização do amor e da mulher, sendo
ela inatingível.
Oh retrato da morte, oh noite amiga.
Por cuja escuridão suspiro há tanto!
Calada testemunha de meu pranto,
De meus desgostos secretária antiga!
Pois manda Amor, que a ti somente os
diga,
Dá-lhes pio (1) agasalho no teu manto;
Ouve-os, como costumas, ouve, enquanto
Dorme a cruel, que a delirar me obriga:
E vós, oh cortesãos da escuridade,
Fantasmas vagos, mochos (2) piadores,
Inimigos, como eu, da claridade!
Em bandos acudi aos meus clamores;
Quero a vossa medonha sociedade,
Quero fartar meu coração de horrores.
Vocabulário:
Pio: Piedoso
Mochos: Espécie de
coruja
Comentários
Postar um comentário