O ensino da Literatura por meio do Instagram


Introdução


É inegável que as tecnologias estejam presentes no cotidiano de alunos e professores, em suas vidas sociais, familiares e escolares, também é evidente que as novas tecnologias apresentem inúmeras vantagens para a educação. Levando em consideração o aumento crescente das tecnologias no meio social, surge o desafio de acompanhar esse desenvolvimento no mesmo ritmo no meio escolar, tendo a necessidade de entender como esses avanços e novas tecnologias podem colaborar com o ensino e aprendizagem, avaliando e aplicando novas metodologias em sala de aula. Nesse cenário tecnológico vivenciado atualmente, é fundamental que os professores estejam bem instrumentalizados para lidar com as relações entre a questão tecnológica e a prática escolar.
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, que conduzem o planejamento e atuação na educação, há um papel fundamental e um impacto inegável das novas tecnologias de informação e comunicação na vida social do aluno, no seu entendimento do mundo no qual está inserido, nas suas relações sociais e formação como leitor crítico de seus contextos. Já a disciplina de literatura, com seu papel sociocultural e humanizador, é igualmente importante para desenvolver no aluno a compreensão do mundo e prepará-lo para a leitura das diferentes realidades que existem e dos encontros a que se está sujeito no atual contexto da globalização. Assim, o encontro entre tecnologia e literatura, é fundamental para o professor de hoje e sua ação docente significativa.






1.    Objetivos


O objetivo do projeto criado graças a esta APS é criar uma “ponte” entre o ensino da literatura com as novas tecnologias e os alunos, despertando o interesse do aluno pela matéria e para usar essas facilidades de maneira eficaz em seus estudos, sem perder o foco e a vontade de aprender. Com intuito de despertar no aluno o interesse pela literatura, mostrando que ele não precisa trocar seu celular por um livro, mas sim que ele pode usa-lo como ferramenta de ajuda, seja lendo e procurando palavras e significados desconhecidos online, como ler um livro baixado no próprio aparelho.
A partir disso iremos trabalhar nesse blog o autor Bocage por ter características do arcadismo e romantismo. O arcadismo tem uma linguagem mais simples e de fácil entendimento, sendo mais maleável para que haja a apresentação e entendimento dos alunos.












1.1  O que os alunos encontrarão No blog?


·       Vida de Bocage.
·       Características do Arcadismo, apresentando um pouco do Romantismo.
·       Dicas sobre autores, livros.

1.2  Em que isso lhes será útil?


Os alunos poderão usufruir destes materiais de forma a ajudá-los em seus trabalhos e pesquisas acadêmicas, nosso intuito é mostrar aos outros alunos o quanto a Literatura pode ser algo fantástico se for bem ensinada e apresentada.
 Com este blog os alunos irão descobrir curiosidades, o que aumentará a sua rede de pesquisas. Buscaremos criar discussões e atividades que farão com que o aluno participe ainda mais de nossa rede social. No blog, há um espaço para que o aluno ou até mesmo o professor, possa fazer comentários sobre o post e dar sugestões de possíveis temas. Daremos também algumas dicas de livros e arquivos onde será possível expandir os horizontes de sua pesquisa, tornando-a mais ampla e dinâmica.








2.    Justificativa


Criamos este blog a partir de pequenas dúvidas sobre as obras, curiosidades sobre a vida dos autores e escolas literárias pertencentes de cada um. Após muita pesquisa, decidimos que a ideia de um blog com post seria algo muito interessante. A ideia é fazer posts sobre literatura, épocas Literárias e obras dos autores, com foco no Arcadismo e Romantismo. Sabemos que a disciplina de Literatura só começa a fazer parte da grade curricular, a partir do Ensino Médio. Infelizmente, os alunos de séries anteriores não possuem tanto conhecimento sobre essas incríveis épocas Literárias. Cabe então ao professor explicar e organizar aulas explicativas para que este aluno não passe a odiar uma matéria tão divertida e gostosa de aprender e apresente a eles o blog com intuito trazer conhecimentos fáceis e divertidos.
Este blog ajudará não somente alunos, como também os professores. Aqui será possível aprender Literatura de forma dinâmica e interativa. Buscaremos postar vídeos, entrevistas, textos literários e teóricos, para que o aluno encontre a sua maneira de aprender Literatura.










3.    Metodologia


Observamos o uso de retroprojetores interativos, tablets e de redes sociais em diferentes escolas, tanto no ensino fundamental como no médio. Decidimos estudar o uso dessas tecnologias em sala de aula, analisando os pontos positivos e negativos, e como introduzir a literatura de uma maneira eficaz durante as aulas e horas de estudo sem perder o foco, despertando o interesse nos alunos.
Para as horas de estudo em sala de aula usaremos os tablets e retroprojetores em conjunto para maior interação dos alunos em aula, sendo possível a apresentação de vídeos, imagens, slides e anotações do professor e dos alunos, por meio da funcionalidade de espelhar conteúdos do tablete para o retroprojetor.













4.    Atividade didática pedagógica     


Para as horas de estudo fora de sala de aula criamos uma pagina no aplicativo Instagram que conta com fotos e vídeos, esta pagina seria administrada pelo professor, por ser permitido o uso apenas por maiores de idade. Os alunos ajudariam no desenvolvimento do estilo da pagina e na apresentação da matéria, dando sugestões, após a apresentação do conteúdo, feitas em grupo e apresentadas ao professor. Essa pagina seria voltada a literatura, dando dicas sobre autores, livros e toda a matéria em forma de esquemas rápidos para complementar e ajudar nos estudos.                      
Os alunos apresentariam essas ideias de acordo com o tema espelhando e apresentando as ideias, as ideias seriam apresentadas por grupos sorteados e não todos de uma única vez, e de acordo com o tema.
Para esse tema escolhemos o Autor Bocage que foi um autor da escola literária Arcadismo. Apresentaremos algumas obras do autor, introduzindo o Arcadismo e apresentando um pouco do Romantismo. Bocage foi um autor que teve características diversas podendo ser explorado no estudo de mais de uma escola literária e podemos mostrar as diferenças entre as escolas anteriores.
                         

4.2 Desenvolvimentos do conteúdo


A ideia seria apresentar dois poemas de Bocage mostrando no poema as características do movimento literário apresentado e comentando sobre a história do arcadismo usando o autor como referência, por ter sido um grande nome desse momento. O autor seria vinculado as arcádias, a importância do arcadismo e a origem do nome e do conceito.
Os textos apresentados aos alunos seriam:


Texto I
Características Árcades
De toda a poesia produzida por Bocage, pode-se facilmente identificar, na sua fase inicial, muitas características árcades: bucolismo (exaltação da natureza), pastoralismo, carpe diem (aproveitar o dia). Fiel às lições dos mestres gregos e latinos (Píndaro, Horácio, Ovídio, Virgílio) os poemas tipicamente árcades (ou neoclássicos) de Bocage abusam das alegorias mitológicas: os ventos não são ventos, são Zéfiros, Éolos ou Favônios; a noite não é noite, mas a “deusa que esmalta o céu de estrelas”, a “morada de Erebo”; o dia é o “domínio de Febo”; o sonho não é sonho, mas “dom de Morfeu”. A realidade traduzida em tais termos soa estranha e artificial. Era uma poesia acadêmica, feita pelos e para os poetas iniciantes, pois só eles próprios e os nobres que o financiavam haviam estudado Latim, Grego, História Antiga, Mitologia, Retórica Clássica etc.
O soneto está revestido de linguagem clássica, como “ósculos ardentes” que seria equivalente a beijos sensuais. O soneto é constituído pela representação de um ambiente pastoril e campestre, de uma paisagem composta de elementos reais da Natureza, ao fim desse poema há uma
uma sugestiva aproximação do romantismo temperamental da fase madura de Bocage.

Olha Marília, as flautas dos pastores.

Olha, Marília, as flautas dos pastores,
Que bom que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre as flores?

Vê como ali, beijando-se, os Amores
Incitam nossos ósculos ardentes.
Ei-las de planta em planta as inocentes,
As vagas borboletas de mil cores.

Naquele arbusto o rouxinol suspira,
Ora nas folhas a abelhinha pára,
Ora nos ares, sussurrando, gira:
Que alegre campo! Que manhã tão clara!
Mas ah! Tudo o que vês, se eu te não vira,
Mais tristeza que a morte me causara.

Texto II
Características Românticas
A poesia de Bocage sem sombra de dúvidas, anuncia os primeiros valores do romantismo em Portugal, nesse soneto percebem-se claramente os traços pré-românticos do poeta. A morte se faz presente, confunde-se com á noite e é amiga do eu-lírico, mais que isso, ela é “calada testemunha” do seu pranto.
Além disso, surgem fantasmas e mochos, figuras noturnas, que como ele são inimigos da claridade. Claridade essa que não deve ser vista simplesmente como luz, mas sim como a luz do conhecimento e da razão, que se opõe a noite, ou seja, a incerteza, aos mistérios da alma. No entanto, esse clima Romântico, que envolve o eu-lírico, não chega até a mulher amada, que dorme tranquilamente. Características românticas são claras no poema como o individualismo, pessimismo, sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais e a idealização do amor e da mulher, sendo ela inatingível.

Oh retrato da morte, oh noite amiga.
Por cuja escuridão suspiro há tanto!
Calada testemunha de meu pranto,
De meus desgostos secretária antiga!

Pois manda Amor, que a ti somente os diga,
Dá-lhes pio (1) agasalho no teu manto;
Ouve-os, como costumas, ouve, enquanto
Dorme a cruel, que a delirar me obriga:

E vós, oh cortesãos da escuridade,
Fantasmas vagos, mochos (2) piadores,
Inimigos, como eu, da claridade!

Em bandos acudi aos meus clamores;
Quero a vossa medonha sociedade,
Quero fartar meu coração de horrores.

Vocabulário:
Pio: Piedoso
Mochos: Espécie de coruja


Comentários