NO FACEBOOK TAMBÉM É LUGAR DE APRENDER
No Facebook também é lugar de aprender
Uma ferramenta que atrai tanto os estudantes merece, no mínimo, um olhar mais
demorado por parte dos professores. É preciso entender por que ficar no Facebook
é mais interessante do que prestar atenção na aula.
De acordo com dados relativos ao segundo trimestre de 2017 e divulgados pelo
próprio Facebook, 89 milhões de brasileiros – o que corresponde a 8 de cada 10
internautas - acessam o site todos os meses. Desse universo, 59 milhões, dos quais
os alunos fazem parte, entram diariamente na rede social. Ademais, o tempo de
permanência mensal desses usuários, no Facebook, é, em média, de 16,6 horas.
Outro dado relevante diz respeito ao aumento de 55% no acesso via dispositivos
móveis, que chegou a 68 milhões.
Em geral, a história é sempre a mesma: alunos que ficam conectados a seus perfis
das redes sociais durante a aula, professores que não aprovam esse
comportamento, e o conflito está criado. Por acreditar que o cenário não precisa
ser de embate, decidimos utilizar o Facebook como instrumento de ensino, por meio de um grupo de estudo, chamado: Literatura - Romantismo (1º ano do Ensino Médio).
O Grupo criado é voltado para a Literatura, especificamente para o 1° ano do ensino médio, com a finalidade de abrir debates sobre obras, com o foco na classe literária conhecida como Romantismo, conta com indicações de obras, esquemas que expliquem a classe, de forma acessível para a faixa etária à desenvolver, trabalhos com resenhas e também atividades para o público alvo do ensino médio.
Com postagens e acompanhamento dos integrantes que auxiliam no conhecimento sobre romantismo, ponstagens com intuito de desenvolver o conhecimento da cultura e a literatura com o incentivo ao prazer da leitura e aprofundamento nas das, explicando as fases românticas e suas características.
Para garantir que as obras transformem a maneira como os jovens se relacionam com a literatura, não basta alinhá-las nas estantes da escola. Se o leitor precisa percorrer longas prateleiras sem entender a ordem dos livros, a busca pelo título desejado fica desanimadora. Uma das estratégias para fugir desse problema é o suporte que a internet pode oferecer, neste modelo com o objetivo de atrair leitores: expor, destacar as novidades.
Nós seriamos de início o perfil, como exemplo, devemos fazer parte do pré-requisito, sermos leitores ativos. E promover grupos de incentivo à classe literária como parte de um projeto de formação continuada, deve fazer parte da dinâmica do grupo. Retirando o foco de leitura obrigatória e no entanto, fazer dessa prática algo prazeroso para os adolescentes. A leitura prazerosa pode fazer parte de um bom instrumento pedagógico, permitindo que eles apresentem seus pontos de vista, diferentes interpretações e opiniões. Quando for hora de apresentar os clássicos da literatura brasileira, principalmente porque muitos destes livros apresentam uma linguagem mais elaborada, abordam assuntos complexos que podem até exigir explicações paralelas sobre fatos históricos, por exemplo.
Sendo o suporte online de ajuda dos alunos.
Uma ferramenta que atrai tanto os estudantes merece, no mínimo, um olhar mais
demorado por parte dos professores. É preciso entender por que ficar no Facebook
é mais interessante do que prestar atenção na aula.
De acordo com dados relativos ao segundo trimestre de 2017 e divulgados pelo
próprio Facebook, 89 milhões de brasileiros – o que corresponde a 8 de cada 10
internautas - acessam o site todos os meses. Desse universo, 59 milhões, dos quais
os alunos fazem parte, entram diariamente na rede social. Ademais, o tempo de
permanência mensal desses usuários, no Facebook, é, em média, de 16,6 horas.
Outro dado relevante diz respeito ao aumento de 55% no acesso via dispositivos
móveis, que chegou a 68 milhões.
Em geral, a história é sempre a mesma: alunos que ficam conectados a seus perfis
das redes sociais durante a aula, professores que não aprovam esse
comportamento, e o conflito está criado. Por acreditar que o cenário não precisa
ser de embate, decidimos utilizar o Facebook como instrumento de ensino, por meio de um grupo de estudo, chamado: Literatura - Romantismo (1º ano do Ensino Médio).
O Grupo criado é voltado para a Literatura, especificamente para o 1° ano do ensino médio, com a finalidade de abrir debates sobre obras, com o foco na classe literária conhecida como Romantismo, conta com indicações de obras, esquemas que expliquem a classe, de forma acessível para a faixa etária à desenvolver, trabalhos com resenhas e também atividades para o público alvo do ensino médio.
Com postagens e acompanhamento dos integrantes que auxiliam no conhecimento sobre romantismo, ponstagens com intuito de desenvolver o conhecimento da cultura e a literatura com o incentivo ao prazer da leitura e aprofundamento nas das, explicando as fases românticas e suas características.
Para garantir que as obras transformem a maneira como os jovens se relacionam com a literatura, não basta alinhá-las nas estantes da escola. Se o leitor precisa percorrer longas prateleiras sem entender a ordem dos livros, a busca pelo título desejado fica desanimadora. Uma das estratégias para fugir desse problema é o suporte que a internet pode oferecer, neste modelo com o objetivo de atrair leitores: expor, destacar as novidades.
Nós seriamos de início o perfil, como exemplo, devemos fazer parte do pré-requisito, sermos leitores ativos. E promover grupos de incentivo à classe literária como parte de um projeto de formação continuada, deve fazer parte da dinâmica do grupo. Retirando o foco de leitura obrigatória e no entanto, fazer dessa prática algo prazeroso para os adolescentes. A leitura prazerosa pode fazer parte de um bom instrumento pedagógico, permitindo que eles apresentem seus pontos de vista, diferentes interpretações e opiniões. Quando for hora de apresentar os clássicos da literatura brasileira, principalmente porque muitos destes livros apresentam uma linguagem mais elaborada, abordam assuntos complexos que podem até exigir explicações paralelas sobre fatos históricos, por exemplo.
Sendo o suporte online de ajuda dos alunos.
Comentários
Postar um comentário