A Importância da Gramática nos Dias Atuais

Autores:
Amanda Arantes/ Andre Lucas/
Beatriz Ribeiro/ Eduardo Henrique
Gabriel Henrique/ Marcelle França

A Importância da Gramática nos Dias Atuais.

Hierarquia Gramatical

         Sendo este a nossa penultima postagem, nos focaremos unicamente à hierarquia gramatical.
          Antes de entrar diretamente na hierarquia gramatical que rege nossa língua é importante ter o conhecimento de que a sintaxe faz parte da competência linguística do falante e é ela que permite a combinação de palavras em certa ordem que se torna pertinente para a língua portuguesa. Essa organização, inserida nos nossos atos de linguagem, apresentam uma hierarquia composta por sintagmas, frases, períodos.
          Se formos além, podemos incluir nessa hierarquia as noções de texto e parágrafo, pertencentes ao nível do texto, portanto a hierarquia gramatical pertencente a nossa língua atualmente pode ser descrita como:

MORFEMA > VOCABULO > SINTAGMA > FRASE > TEXTO

          O morfema representa a menor unidade linguística que possui significado, abrangendo afixos, formas livres como por exemplo a palavra “mar” e formas presas como a palavra “sapat -, - o, - s”; o morfema é integrante do vocábulo, ele se divide em morfemas gramaticais e morfemas lexicais, e sua função é nomear ou relacionar os 3 elementos básicos do mundo biossocial/antropocultural.

            O vocábulo consiste etimologicamente no fato de dar um nome, ele equivale a uma palavra, para referir a um conjunto de termos relacionados a um assunto, falamos de um vocabulário, ou seja, um conjunto de palavras especializadas em um tema que, por sua vez, fazem parte de um vocabulário geral, os vocábulos podem ser formados por apenas uma silaba, como a palavra “sim” representam as monossílabas, enquanto as com maiores silabas como “legal” são chamadas de polissílabas.

       Os sintagmas são demarcados pelos elementos que, inseridos na oração. Constituem uma unidade significativa, mantendo entre si relações de independência e de ordem, uma vez organizados em torno de um elemento fundamental denominado núcleo. Os sintagmas se subdividem em nominal, verbal, adjetivo, adverbial e preposicional

            A frase pode ser entendida como uma sequência de palavras que constituem um enunciado de sentido completo. O início e o fim da frase são marcados, na fala, por uma entonação característica e na escrita, por uma pontuação especifica; a frase começa com letra maiúscula e termina em um ponto. A frase ainda pode ser organizada em uma oração ou um período.
             Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. O que caracteriza a oração é o verbo, não importando se tal oração tenha sentido ou não sozinha.
           O período constitui em uma frase com uma ou mais orações, quando temos apenas uma oração é chamado de período simples, e quando possui mais de uma é chamado de período composto. É importante lembrar que toda oração é uma frase, mas nem toda frase é uma oração.
           E por fim o texto, que representa a unidade linguística máxima perante a língua, ele é definido por um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmite uma mensagem, é qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento.

         Um texto pode ser codificado, sendo formado de acordo com um código determinado impeditivo de sua leitura direta, o texto ainda pode ser classificado como literário e não-literário. Ele se diversifica em vários aspectos e em vários tipos, como por exemplo um texto Narrativo ou Argumentativo, e muitos outros exemplos.
           A hierarquia gramatical é representada por todos esses segmentos que abrangem um ao outro, sendo dependentes uns dos outros, sem um o outro não poderia existir, e juntos eles completam a língua e permitem a fala na forma escrita ou propriamente falada.

Comentários

  1. Hierarquia gramatical, nunca havia parado para pensar na língua dessa forma até agora, muito legal e interessante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário