A Importância da Gramática nos Dias Atuais
Autores:
Amanda Arantes/ Andre Lucas/
Beatriz Ribeiro/ Eduardo Henrique
Gabriel Henrique/ Marcelle França
Amanda Arantes/ Andre Lucas/
Beatriz Ribeiro/ Eduardo Henrique
Gabriel Henrique/ Marcelle França
A Importância da Gramática nos Dias Atuais
Resumo do que se Foi Aprendido
Fonológico – Estudo dos fonemas da língua. (fonema = menor unidade linguística sem significado = representação dos sons) é o estudo dos sons da língua.
Morfológico – Estudo dos morfemas da língua. (morfema – menor unidade linguística significativa) = processos de formação de palavras, etc) estuda a formação das palavras.
Sintático – Estudo dos sintagmas da língua. (de colocação, de regência, concordância, coordenação, subordinação) se quisermos perceber as relações que as palavras estabelecem entre si, faremos um estudo sintático.
Semântico - Estudo do sentido da língua. (sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, pressuposto, subentendido, etc.) o significado em qualquer um desses níveis de análise, estaremos realizando um estudo semântico.
A língua rege-se na relação harmônica entre esses aspectos: “Todo usuário da língua concretiza seus atos de fala exercendo sua competência comunicativa, produzindo textos (orais e escritos), baseado nessas unidades e orientado pela força intrínseca das leis fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas que as organizam ou que as autorizam.”
- As regras fonológicas, morfológicas e sintáticas são intrínsecas à língua, ou seja, são específicas dela, ditam o que pode ou não pode. Já as regras semânticas servem para relacionar as construções da língua ao mundo extralingüístico.
- As construções da língua, desde que obedeçam às regras gramaticais dessa mesma língua (fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas), são chamadas bem formadas.
- 1 *Meus todos os amigos são divertidos. (sintaxe)
- 2 Meus amigo são demais. (padrão)
- 3 Me dá um chops e dois pastel. (padrão)
- 4 beber o pastel (semântica)
- 5 *Seu cachor está doente. (morfologia)
- Todos os falantes, acessando sua gramática internalizada, sabem que a sentença 6 abaixo ‘parece’ português’:
- 6 *As falemas do fanto mevem em fiscos.(p.4)
ESCALA DAS UNIDADES LINGUÍSTICAS:
MORFEMA → VOCÁBULO → SINTAGMA → FRASE → TEXTO
O cachorro o cachorro O cachorro morreu O cachorro morreu?
- A função do morfema é nomear ou relacionar os três elementos básicos do mundo biossocial/antropocultural:
- OBJETOS (substantivos)
- QUALIDADES (adjetivos)
- AÇÕES (verbos)
- Os morfemas que nomeiam esses elementos são os morfemas lexicais ou lexemas.
Lexemas são: verbos, adjetivos e substantivo. - Os morfemas que os relacionam são os morfemas gramaticais ou gramemas.
Gramemas são: pronomes, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio.
Os lexemas são um conjunto teoricamente infinito de palavras, e por isso constituem o inventário aberto.
Os gramemas são um conjunto teoricamente finito de palavras, e por isso constituem o inventário fechado.
Os gramemas são um conjunto teoricamente finito de palavras, e por isso constituem o inventário fechado.
Se os gramemas compõem a estrutura de um vocábulo, são chamados gramemas dependentes – afixos, vogais temáticas e desinências.
Se os gramemas sozinhos constituem um vocábulo, são chamados gramemas independentes – artigos, pronomes, numerais, preposições, conjunções.
A classificação entre gramemas e lexemas é melhor que palavras variáveis e invariáveis, pelo caráter funcional da primeira.
O livro preferido de vários alunos caiu sobre a mesa.
G L L G G L L G G L
Por que morfossintaxe?
Há dois princípios linguísticos que justificam o estudo morfossintático:
1º - “nada na língua funciona sozinho”
Ex.: trist- (lexema ‘puro’) e –e (desinência, gramema dependente)
o menino triste (um gramema e dois lexemas que formam um sintagma nominal)
O criminoso saiu impune. (signo aliado ao contexto)
2º - “Na língua, as formas se definem em oposição a tantas outras que com elas mantenham a mesma função”
Quando produzimos um enunciado estamos sempre articulando duas atividades linguísticas básicas: (escolha/relação)
Ex.: mata de pata (substantivos)
corri de corremos (verbos)
os lobos de estes lobos (sintagmas)
corri de corremos (verbos)
os lobos de estes lobos (sintagmas)
O falante produz seus enunciados sempre baseado em duas operações:
- a ESCOLHA das formas linguísticas que comporão o enunciado (conjunto de possibilidades de formas)
- a RELAÇÃO que essas formas vão estabelecer entre si no enunciado (arranjo linear)
Escolha
O falante escolhe em uma ‘lista’ de gramemas e lexemas, ou seja, entre o acervo fechado e o aberto.
As unidades a escolher estão ausentes do discurso. Por isso, fazem parte do eixo paradigmático.
Paradigma: conjunto de elementos lingüísticos que podem ocorrer nos mesmos ambientes.
As unidades a escolher estão ausentes do discurso. Por isso, fazem parte do eixo paradigmático.
Paradigma: conjunto de elementos lingüísticos que podem ocorrer nos mesmos ambientes.
Relação
O falante estabelece a relação entre os vocábulos em uma linha horizontal que, no caso do português, constrói-se da esquerda para a direita – é a cadeia falada.
Ao escolher os vocábulos, o falante estabelece uma relação entre eles para que eles possam estar presentes no discurso. Por isso fazem parte do eixo sintagmático.
Sintagma: resultado da combinação de um determinante e de um determinado.
Ao escolher os vocábulos, o falante estabelece uma relação entre eles para que eles possam estar presentes no discurso. Por isso fazem parte do eixo sintagmático.
Sintagma: resultado da combinação de um determinante e de um determinado.
EIXO
|
SIN
|
TAG
|
MÁ
|
TI
|
CO
| ||
EIXO
|
O
|
MENINO
|
ATIRAVA
|
UMA
|
PEDRA
|
PELA
|
JANELA
|
PARADIGMÁTICO
|
ESSE
|
GAROTO
|
JOGAVA
|
A
|
BOLA
|
NA
|
VIDRAÇA
|
MEU
|
FILHO
|
GUARDOU
|
ESSA
|
FIGURA
|
NA
|
MENTE
|
RADICAL
|
SUFIXO
|
DESINÊNCIA
|
FILH-
|
-INHO
|
-O
|
-ARAD
|
-A
| |
-OTE
|
-S
| |
FERR-
|
-EIR
|
-O
|
O Eixo Sintagmático: No eixo sintagmático a oração se forma pela junção das unidades escolhidas que mantém entre si relações muito específicas.
CORTE FEITO NA VERTICAL = estudo morfológico
EIXO PARADIGMÁTICO
EIXO PARADIGMÁTICO
CORTE FEITO NA HORIZONTAL = estudo sintático
EIXO PARADIGMÁTICO
EIXO PARADIGMÁTICO
O MENINO
|
ATIRAVA UMA PEDRA
|
PELA JANELA
|
ESSE MENINO
|
JOGAVA A BOLA
|
NA VIDRAÇA
|
MEU FILHO
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GUARDOU A FIGURA
|
NA LEMBRANÇA
|
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CRITÉRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS:
- PALAVRAS AGRUPAM-SE POR CLASSES CONFORME SUA SEMELHANÇA E FORMAS QUE APRESENTAM NO EIXO PARADIGMÁTICO
- OU TAMBÉM AGRUPAM-SE CONFORME SUA FUNÇÃO, NO EIXO SINTAGMÁTICO.
- TRADICIONALMENTE, NOSSA LÍNGUA É AGRUPADA EM 10 CLASSES (PALAVRAS VARIÁVEIS E INVARIÁVEIS).
LINGUISTICAMENTE FALANDO, AS PALAVRAS AGRUPAM-SE PELO FATO DE SE CONSTITUÍREM UM MODELO:
- TEM CARACTERÍSTICAS MÓRFICAS (ESTRUTURAIS)
- TAIS CARACTERÍSTICAS PERMITEM A CONTRAÇÃO (OU NÃO) DE DETERMINADAS FUNÇÕES SINTÁTICAS QUE PROPICIAM DIVERSAS EXPRESSÕES DE SENTIDO.
CONCLUINDO: FORMA, FUNÇÃO E SENTIDO ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS PARA EXPLICAR QUALQUER FENÔMENO LINGUÍSTICO.
- FORMA = DEFINE-SE SEGUNDO OS ELEMENTOS ESTRUTURAIS QUE VIEREM A DECOMPOR OU DECOMPOR PARADIGMATICAMENTE AS PALAVRAS;
- FUNÇÃO = CONFORME SUA POSIÇÃO NO EIXO SINTAGMÁTICO
- SENTIDO = DEPREENDE-SE DA RELAÇÃO DE AMBAS AS COISAS (FORMA + FUNÇÃO), QUASE SEMPRE ASSOCIADO A FATORES EXTRALINGUÍSTICOS (CONTEXTO, SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO, ETC.)
HOMEM GRANDE / GRANDE HOMEM
FUNCIONÁRIO NOVO / NOVO FUNCIONÁRIO
OBSERVE OUTRO EXEMPLO
ESTE
|
É
|
O
|
ROMANCE
|
MAIS
|
BONITO
|
DE
|
J. AMADO
|
ESTE
|
É
|
O
|
TERNO
|
MAIS
|
BONITO
|
DE
|
J. AMADO
|
LEXEMAS BÁSICOS = SUBSTANTIVO, ADJETIVO E VERBO
SÃO AS CLASSES DE PALAVRAS QUE MENOS EVOLUÍRAM DENTRO DA GRAMÁTICA TRADICIONAL.
- SUBSTANTIVO = PALAVRA QUE DÁ NOME AOS SERES (
- ADJETIVO = PALAVRA QUE QUALIFICA OS SUBSTANTIVOS (E BELEZA? INTELIGÊNCIA?)
- VERBO = PALAVRA QUE EXPRIME AÇÃO, FENÔMENO OU ESTADO (E BRIGA?)
OBSERVE: CHUVA, RELÂMPAGO, MORTE, SONO = EXPRIMEM FENÔMENOS E ESTADOS
LINGUISTAS MODERNOS:
- PREFEREM APOIAR-SE EM EXPLICAÇÕES DE CARÁTER FORMAL E SINTÁTICO (SÃO MAIS CONFIÁVEIS POIS DISPENSAM EXIGÊNCIAS MAIS SUBJETIVAS DE ANÁLISE)
- PRECISAMOS NOS ATER ÀS CARACTERÍSTICAS MAIS MORFOSSINTÁTICAS DA LÍNGUA, DE MODO QUE VEJAMOS QUE É POSSÍVEL RECONHECER COM MAIS SEGURANÇA AS PALAVRAS QUE CONSTITUEM O NOSSO SISTEMA LEXICAL ABERTO (SUBSTANTIVO, ADJETIVO E VERBO)
MECANISMOS MÓRFICOS E/OU SINTÁTICOS PARA A IDENTIFICAÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO DAS CLASSES DE PALAVRAS: TEM CARÁTER MÓRFICO (FORMAL) TODOS OS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DAS PALAVRAS...
- GRAMEMAS DEPENDENTES
- DESINÊNCIAS
- AFIXOS (PREFIXOS E SUFIXOS), ETC.
EXEMPLO: AS DIVERSAS FLEXÕES DE GÊNERO (FEM. MASC.) E DE NÚMERO (SING. PLURAL)
(GATO/GATA, MESA/MESAS,AZUL/AZUIS)
OU PROCESSOS DE DERIVAÇÃO PREFIXAL OU SUFIXAL :
MORAL/IMORAL, AMORAL/ MORALMENTE
ATENÇÃO: E PIRES???? PERSONAGEM????? CÔNJUGE????
CLASSIFICAÇÃO = DEPENDE DO SEU “COMPORTAMENTO” NA CADEIA FALADA (EIXO HORIZONTAL)
Esse resumo me ajudou demais para estudar para uma prova, super explicado e bem informativo, muito obrigada. <3 <3 <3 <3
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