A Importância da Gramática nos Dias Atuais

Autores:
Amanda Arantes/ Andre Lucas/
Beatriz Ribeiro/ Eduardo Henrique
Gabriel Henrique/ Marcelle França


A Importância da Gramática nos Dias Atuais

Resumo do que se Foi Aprendido

Fonológico – Estudo dos fonemas da língua. (fonema = menor unidade linguística sem significado = representação dos sons) é o estudo dos sons da língua.

Morfológico – Estudo dos morfemas da língua. (morfema – menor unidade linguística significativa) = processos de formação de palavras, etc) estuda a formação das palavras.

Sintático – Estudo dos sintagmas da língua. (de colocação, de regência, concordância, coordenação, subordinação) se quisermos perceber as relações que as palavras estabelecem entre si, faremos um estudo sintático.

Semântico - Estudo do sentido da língua. (sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, pressuposto, subentendido, etc.) o significado em qualquer um desses níveis de análise, estaremos realizando um estudo semântico.

A língua  rege-se na relação harmônica entre esses aspectos: “Todo usuário da língua concretiza seus atos de fala exercendo sua competência comunicativa, produzindo textos (orais e escritos), baseado nessas unidades e orientado pela força intrínseca das leis fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas que as organizam ou que as autorizam.”

  • As regras fonológicas, morfológicas e sintáticas são intrínsecas à língua, ou seja, são específicas dela, ditam o que pode ou não pode. Já as regras semânticas servem para relacionar as construções da língua ao mundo extralingüístico.
  • As construções da língua, desde que obedeçam às regras gramaticais dessa mesma língua (fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas), são chamadas bem formadas.

    • 1 *Meus todos os amigos são divertidos. (sintaxe)
    • 2 Meus amigo são demais. (padrão)
    • 3 Me dá um chops e dois pastel. (padrão)
    • 4 beber o pastel (semântica)
    • 5 *Seu cachor está doente. (morfologia)
  • Todos os falantes, acessando sua gramática internalizada, sabem que a sentença 6 abaixo ‘parece’ português’:
    • 6 *As falemas do fanto mevem em fiscos.(p.4)

ESCALA DAS UNIDADES LINGUÍSTICAS:
MORFEMA VOCÁBULO → SINTAGMA FRASE  → TEXTO

     O               cachorro    o cachorro O cachorro morreu       O cachorro morreu?




  • A função do morfema é nomear ou relacionar os três elementos básicos do mundo biossocial/antropocultural:

  • OBJETOS (substantivos)
  • QUALIDADES (adjetivos)
  • AÇÕES (verbos)

  • Os morfemas que nomeiam esses elementos são os morfemas lexicais ou lexemas.
    Lexemas são: verbos, adjetivos e substantivo.
  • Os morfemas que os relacionam são os morfemas gramaticais ou gramemas.
    Gramemas são: pronomes, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio.

Os lexemas são um conjunto teoricamente infinito de palavras, e por isso constituem o inventário aberto.
Os gramemas são um conjunto teoricamente finito de palavras, e por isso constituem o inventário fechado.
Se os gramemas compõem a estrutura de um vocábulo, são chamados gramemas dependentesafixos, vogais temáticas e desinências.

Se os gramemas sozinhos constituem um vocábulo, são chamados gramemas independentesartigos, pronomes, numerais, preposições, conjunções.
A classificação entre gramemas e lexemas é melhor que palavras variáveis e invariáveis, pelo caráter funcional da primeira.

O livro preferido de vários alunos caiu sobre a mesa.
G   L     L  G G   L L   G G L


Por que morfossintaxe?
Há dois princípios linguísticos que justificam o estudo morfossintático:

1º - “nada na língua funciona sozinho”
Ex.: trist- (lexema ‘puro’) e    –e (desinência, gramema dependente)
o menino triste (um gramema e dois lexemas que formam um sintagma nominal)
O criminoso saiu impune. (signo aliado ao contexto)


2º - “Na língua, as formas se definem em oposição a tantas outras que com elas mantenham a mesma função”
Quando produzimos um enunciado estamos sempre articulando duas atividades linguísticas básicas: (escolha/relação)
Ex.: mata   de   pata (substantivos)
corri   de    corremos    (verbos)
os  lobos   de   estes lobos   (sintagmas)

O falante produz seus enunciados sempre baseado em duas operações:
- a ESCOLHA das formas linguísticas que comporão o enunciado   (conjunto de possibilidades de formas)
- a RELAÇÃO que essas formas vão estabelecer entre si no enunciado      (arranjo linear)

Escolha
O falante escolhe em uma ‘lista’ de gramemas e lexemas, ou seja, entre o acervo fechado e o aberto.
As unidades a escolher estão ausentes do discurso. Por isso, fazem parte do eixo paradigmático.
Paradigma: conjunto de elementos lingüísticos que podem ocorrer nos mesmos ambientes.

Relação
O falante estabelece a relação entre os vocábulos em uma linha horizontal que, no caso do português, constrói-se da esquerda para a direita – é a cadeia falada.
Ao escolher os vocábulos, o falante estabelece uma relação entre eles para que eles possam estar presentes no discurso. Por isso fazem parte do eixo sintagmático.
Sintagma: resultado da combinação de um determinante e de um determinado.


EIXO
SIN
TAG
TI
CO

EIXO
O
MENINO
ATIRAVA
UMA
PEDRA
PELA
JANELA
PARADIGMÁTICO
ESSE
GAROTO
JOGAVA
A
BOLA
NA
VIDRAÇA

MEU
FILHO
GUARDOU
ESSA
FIGURA
NA
MENTE

RADICAL
SUFIXO
DESINÊNCIA
FILH-
-INHO
-O

-ARAD
-A

-OTE
-S
FERR-
-EIR
-O

O Eixo Sintagmático: No eixo sintagmático a oração se forma pela junção das unidades escolhidas que mantém entre si relações muito específicas.
CORTE FEITO NA VERTICAL = estudo morfológico
EIXO PARADIGMÁTICO
CORTE FEITO NA HORIZONTAL = estudo sintático
EIXO PARADIGMÁTICO

O MENINO
ATIRAVA UMA PEDRA
PELA JANELA
ESSE  MENINO
JOGAVA A BOLA
NA VIDRAÇA
MEU FILHO
GUARDOU A FIGURA
NA LEMBRANÇA

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CRITÉRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS:
  • PALAVRAS AGRUPAM-SE POR CLASSES CONFORME SUA SEMELHANÇA E FORMAS QUE APRESENTAM NO EIXO PARADIGMÁTICO
  • OU TAMBÉM AGRUPAM-SE CONFORME SUA FUNÇÃO, NO EIXO SINTAGMÁTICO.
  • TRADICIONALMENTE, NOSSA LÍNGUA É AGRUPADA EM 10 CLASSES (PALAVRAS VARIÁVEIS E INVARIÁVEIS).


LINGUISTICAMENTE FALANDO, AS PALAVRAS AGRUPAM-SE PELO FATO DE SE CONSTITUÍREM UM MODELO:
  1. TEM CARACTERÍSTICAS MÓRFICAS (ESTRUTURAIS)
  2. TAIS CARACTERÍSTICAS PERMITEM A CONTRAÇÃO (OU NÃO) DE DETERMINADAS FUNÇÕES SINTÁTICAS QUE PROPICIAM DIVERSAS EXPRESSÕES DE SENTIDO.
CONCLUINDO: FORMA, FUNÇÃO E SENTIDO ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS PARA EXPLICAR QUALQUER FENÔMENO LINGUÍSTICO.


  • FORMA = DEFINE-SE SEGUNDO OS ELEMENTOS ESTRUTURAIS  QUE VIEREM A DECOMPOR OU DECOMPOR PARADIGMATICAMENTE AS PALAVRAS;
  • FUNÇÃO = CONFORME SUA POSIÇÃO NO EIXO SINTAGMÁTICO
  • SENTIDO = DEPREENDE-SE DA RELAÇÃO DE AMBAS AS COISAS (FORMA + FUNÇÃO), QUASE SEMPRE ASSOCIADO A FATORES EXTRALINGUÍSTICOS (CONTEXTO, SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO, ETC.)
HOMEM GRANDE   / GRANDE HOMEM
FUNCIONÁRIO NOVO   / NOVO FUNCIONÁRIO

OBSERVE OUTRO EXEMPLO
ESTE
É
O
ROMANCE
MAIS
BONITO
DE
J. AMADO
ESTE
É
O
TERNO
MAIS
BONITO
DE
J. AMADO



LEXEMAS BÁSICOS = SUBSTANTIVO, ADJETIVO E VERBO
SÃO AS CLASSES DE PALAVRAS QUE MENOS EVOLUÍRAM DENTRO DA GRAMÁTICA TRADICIONAL.
  • SUBSTANTIVO = PALAVRA QUE DÁ NOME AOS SERES   (
  • ADJETIVO  =   PALAVRA QUE QUALIFICA OS SUBSTANTIVOS (E BELEZA? INTELIGÊNCIA?)
  • VERBO = PALAVRA QUE EXPRIME AÇÃO, FENÔMENO OU ESTADO (E BRIGA?)
OBSERVE: CHUVA, RELÂMPAGO, MORTE, SONO = EXPRIMEM FENÔMENOS E ESTADOS

LINGUISTAS MODERNOS:
  • PREFEREM APOIAR-SE EM EXPLICAÇÕES DE CARÁTER FORMAL E SINTÁTICO (SÃO MAIS CONFIÁVEIS POIS DISPENSAM EXIGÊNCIAS MAIS SUBJETIVAS DE ANÁLISE)
  • PRECISAMOS NOS ATER ÀS CARACTERÍSTICAS MAIS MORFOSSINTÁTICAS  DA LÍNGUA, DE MODO QUE VEJAMOS QUE É POSSÍVEL RECONHECER COM MAIS SEGURANÇA  AS PALAVRAS QUE CONSTITUEM O NOSSO SISTEMA LEXICAL ABERTO (SUBSTANTIVO, ADJETIVO E VERBO)



MECANISMOS MÓRFICOS E/OU SINTÁTICOS PARA A IDENTIFICAÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO DAS CLASSES DE PALAVRAS: TEM CARÁTER MÓRFICO (FORMAL) TODOS OS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DAS PALAVRAS...
  1. GRAMEMAS DEPENDENTES    
  2. DESINÊNCIAS
  3. AFIXOS (PREFIXOS E SUFIXOS), ETC.
EXEMPLO:  AS DIVERSAS FLEXÕES DE GÊNERO (FEM. MASC.) E DE NÚMERO (SING. PLURAL)
(GATO/GATA, MESA/MESAS,AZUL/AZUIS)
OU PROCESSOS DE DERIVAÇÃO PREFIXAL OU SUFIXAL :
MORAL/IMORAL, AMORAL/ MORALMENTE
ATENÇÃO:    E PIRES????   PERSONAGEM?????    CÔNJUGE????
CLASSIFICAÇÃO = DEPENDE DO SEU “COMPORTAMENTO” NA CADEIA FALADA (EIXO HORIZONTAL)

Comentários

  1. Esse resumo me ajudou demais para estudar para uma prova, super explicado e bem informativo, muito obrigada. <3 <3 <3 <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário