A Tecnologia no processo de aprendizagem da Literatura

Afinal de que maneira a tecnologia pode contribuir no processo de ensino da literatura dentro das salas de aula? A tecnologia está presente em todos os lugares, por onde olhamos ou por onde passamos, ela se faz presente, seja por meio de computadores, televisão, ou em celulares que inclusive, estão cada vez mais tecnológicos e com mais funções – são os “Smart Phones” ou “computadores de mão”, tamanhas as funcionalidades que possuem! A tecnologia se faz presente em festas, eventos, comércios e claro, dentro das salas de aula não poderia ser diferente: quadros negros estão sendo substituídos por retroprojetores, os cadernos por note e net books e câmeras de celular, dicionários pela consulta rápida no google.
             O uso do smartphone pode aumentar a integração e o diálogo entre alunos e professores, incentivando assim, a autoconfiança, afetividade, autonomia e a socialização entre eles. Auxilia também na melhoria do desempenho dos alunos, ampliando a sala de aula para fora do horário e do ambiente escolar e melhorando, inclusive, a produtividade na lição de casa, estimulando o ensino e aprendizagem.
A internet também é um prato cheio para ensino informal: já utilizamos diariamente de aplicativos (apps, como são conhecidos popularmente), e das redes sociais – delas, os memes são a forma mais abrangente de disseminação de conteúdo – Twitter, Facebook e Instagram, com páginas de editoras renomadas, estudantes que criam conteúdos relacionados aos seus cursos, grupos de estudo, páginas de universidades, artes, gramática, línguas estrangeiras, matemática, professores criadores de conteúdos e etc., blogueiros que também são professores ou alunos, e criam materiais para auxiliar seus colegas, e até o maior app de conversação – WhatsApp tem lugar no ensino, com a criação de grupos, pode-se falar sobre os mais variados temas, como o exemplo abaixo em que simulamos um grupo de uma turma de 1º ano do Ensino Médio conversando sobre o principal autor do Humanismo e suas obras, Gil Vicente:







Se tratando de inserção dentro da sala de aula, o professor pode utilizar o Youtube como meio de aprendizagem, pode-se propor como atividade complementar aos alunos - que conforme vão adquirindo mais familiaridade e conhecimento com os assuntos, desenvolvam conteúdos que auxiliem outras turmas ou outras pessoas. O professor pode ser quem grava os vídeos, ou mesmo alguns alunos, enquanto os outros desenvolvam os roteiros, e assim por diante. Deste modo, o professor facilita o recebimento do conteúdo pelo aluno e faz com que eles tenham maior interesse, e absorvam melhor tudo que lhes será ensinado.
Abaixo, o link do canal criado para demostrar na prática como e que tipo de conteúdo pode-se abranger em um vídeo:

https://www.youtube.com/channel/UC_4-9EgyQaS2a_k4VxFp0RA/


Agradecemos pela leitura !
Post feito por: Ana Gabriela Silva, Erika Fernandes, Evelin Castro e Isadora Gonçalves.

Comentários

  1. Como professora do ensino fundamental e médio sei o quanto é importante ter à disposição recursos que nos auxiliem e facilitem o trabalho e a interação com os jovens. Parabéns pela matéria. Texto muito bem escrito.

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