O uso de memes no ensino da Literatura
PROJETO:
Introdução
Este projeto visa trabalhar o ensino da Literatura Portuguesa - mais precisamente do movimento literário Barroco - no contexto das novas tecnologias, a fim de que os alunos aprimorem seus conhecimentos extraclasse de forma contínua, fazendo uso das mídias sociais.
Objetivos
- Modificar a forma tradicional do ensino de Literatura utilizada majoritariamente;
- Despertar maior interesse pelo estudo de Literatura;
- Tornar a Literatura mais acessível e tangível para os alunos;
- Promover a interação constante dos alunos com a Literatura fora do ambiente convencional da sala de aula.
Justificativa
O projeto
busca suscitar o interesse pelos estudos literários fazendo uso de memes que contribuam para a compreensão
das principais características do movimento Barroco. Além de fazerem com que a
Literatura se torne mais atrativa, a utilização dos memes trabalha a compreensão de diversos aspectos linguísticos, tais
como linguagem verbal e linguagem não verbal, linguagem informal, ironia,
coesão, coerência, homonímia, duplo sentido, polissemia, referência cultural e
social, interpretação textual e senso crítico.
Para compreender um meme, o leitor precisa fazer a associação entre a imagem e a frase que o constitui. A significação se dá justamente pela integração entre linguagem verbal e linguagem não verbal e a afirmação que as duas estabelecem sobre o estilo literário.
Este projeto
buscará apoio da rede social Instagram. Será feita a criação de uma página dedicada
à postagens de memes, onde os alunos poderão
comentar e interagir não apenas entre eles, mas também com o professor.
As imagens serão selecionadas de acordo com o conteúdo programático da disciplina, e serão postadas à medida que esse conteúdo for sendo trabalhado em sala de aula. Além de servirem como um complemento ao trabalho realizado no ambiente escolar, as postagens também servirão como uma forma de entreter os alunos, já que a Literatura estará inserida num meio habitualmente utilizado por eles para entretenimento, tornando-se algo mais familiar e próximo de suas realidades.
A proposta de
atividade didático-pedagógica pensada pelo grupo é a criação de memes por parte
dos alunos. Eles terão acesso ao site utilizado pelo professor para a criação
dos memes e poderão, dessa forma, colocar em prática todo o conhecimento
adquirido em sala de aula sobre o movimento literário barroco, de forma lúdica
e descontraída.
Os melhores memes serão votados pela turma para serem postados na página do Instagram. Além de servir como uma forma de avaliar o entendimento sobre o assunto trabalhado pelo professor, a atividade irá estimular bastante a criatividade, já que os alunos estarão motivados a darem o melhor de si para que seus memes vençam a votação e sejam postados na página.
Material utilizado e produzido pelo grupo
Produzido pelo grupo |
Produzido pelo grupo |
(https://www.instagram.com/p/BRIn4s2hXCZ/?taken-by=literabrasil) |
(http://geradormemes.com/meme/es5gc8) |
(https://twitter.com/Artes_Depressao/status/819228685249216513) |
kkkkkkkk amei, mt bom
ResponderExcluirShaushaus muito bom
ResponderExcluirGostei da brincadeira de utilizar as características barrocas para fazer os memes. Dentro da sala de aula isso funcionará mais que as longas aulas expositivas que, infelizmente, o aluno so ensino fundamental e médio não têm o menor interesse. Texto muito explicativo e a conclusão com os memes foram inteligentes, úteis e práticas. Parabéns.
ResponderExcluir