O ensino da Literatura e as novas tecnologias


INTRODUÇÃO

Podemos notar que nos dias de hoje, os alunos têm mostrado muito desinteresse pelos estudos nos níveis básicos de educação. Há muitos fatores que podem desencadear esse acontecimento, tais como professores pouco capacitados ou que não preparam suas aulas de maneira coerente, a falta de motivação da sociedade, escola ou até mesmo da família e a inserção de aparatos tecnológicos no dia-a-dia das pessoas. Esse último pode atrapalhar a educação, mas também pode ser usado como um aliado para que as aulas se tornem mais interessantes.
É por isso que o presente estudo trará uma proposta de como fazer o uso de recursos tecnológicos em aula ou fora da sala de aula para o ensino do movimento Romântico, seja com foco no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.
Será ressaltado como o uso de um aplicativo específico pode ser usado em sala ou como apoio no dever de casa para que o aluno possa se sentir mais cativado pela matéria e para que dessa forma, haja um proveito e entendimento maior do que é ensinado em classe.
Além do aplicativo, também será tratado como os vídeos existentes na plataforma do YouTube podem ser usados como complemento dos estudos e ainda haverá a demonstração de um roteiro de atividade pedagógica para ser realizada como tarefa e em sala de aula.


Ao escolher o romantismo, foi pensado em como a escola literária do romantismo poderia ser tratada de forma abrangente no meio tecnológico vivenciado hoje, para que o ensino da Literatura perpetue pelas escolas e universidades de forma clara, objetiva e interessante.
O trabalho que será aqui desenvolvido tem como principal objetivo compartilhar o período romântico entre jovens e adultos, com o intuito de cativar e ensinar sobre a escola literária, fazendo com que a literatura seja vista de outro modo, não como algo monótono, mas sim de maneira fascinante e estimulante.


A tecnologia está crescendo e evoluindo de maneira constante e rápida, um bom exemplo disso são os aparelhos celulares que há alguns anos atrás eram grandes, com poucas funções, verdadeiros “tijolos”. Por conta do desenvolvimento da tecnologia, os jovens são os mais afetados pela influência tecnológica. Os mesmos jovens que vão para as escolas e enfrentam livros antigos, com linguagens complexas e rústicas que acabam muitas vezes causando estranheza e uma não familiaridade ao primeiro impacto, às vezes até causando certa perda de interesse em alguns assuntos.
Para evitar esses impactos negativos na educação dos jovens e fazer com que eles tenham mais interesse no conteúdo apresentado na escola, o melhor a se fazer é tentar adaptar o aprendizado com o meio em que eles vivem. Adaptar as aulas e o conhecimento à tecnologia e seu meio social. Esse é o ponto chave.
As aulas de Literatura talvez sejam as mais afetadas pelo desinteresse dos alunos por conta de seu conteúdo “rústico” e também pela sua maneira de ser ensinada, já que praticamente estudamos coisas do passado, cuja linguagem não é nem de longe parecida com a que usamos hoje em dia.
Para tentar chamar a atenção dos alunos e incentivá-los a estudar literatura, poderiam ser feitas algumas mudanças no modo de ensino, adaptando certas coisas à atualidade. Por exemplo, se há algo que todo jovem conhece é que existe aplicativo para celulares para quase tudo no mundo e para o ensino não é diferente.
Existem muitos aplicativos educativos, que ensinam de modo dinâmico e cativante de ensino. “EvoBooks: Artes e Literatura” contém todo o conteúdo de Romantismo, com uma interface interativa e harmoniosa, onde se explora uma biblioteca 3D, que contém praticamente todo o conteúdo do movimento romântico fazendo com que o aluno o explore à vontade, ou dando a possibilidade de seguir a ordem dos títulos relacionados ao tema, para aprendermos desde o início.
                      Seguindo o tema desde o início, o aplicativo mostra sua interatividade visual,             mostrando os mapas da região, temáticos e com datas dos eventos, depois                           mostrando os quadros, na qual o usuário pode clicar neles para que as informações             apareçam, ao mesmo tempo tendo uma descrição visual novamente dos eventos no             fim, somos guiados até uma mesa com uma apostila, com muitas poesias sobre o                 Romantismo. Há também músicas que conseguem ser vistas explorando a biblioteca 3D.

                   
O Romantismo, por ser mais conhecido, possui muitos vídeos explicativos descontraídos e paródias literárias no YouTube, o que pode ser mostrado para os alunos para que eles se sintam mais atraídos pela matéria pelo conteúdo abordado de maneira diferenciada e por estar numa rede social, que é algo comum atualmente. O vídeo seria mais para um complemento de auto estudo e a paródia para descontrair, assim incentivando o aprendizado.
Selecionamos três vídeos que poderiam ser usados na proposta mencionada:

·         LÍTERABRASIL. 5 Minutos sobre: Romantismo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jz_As_nzSUA>.  Acesso em: 14 de maio de 2018.
·         #FICAaDICA do Newtão. RAP DO ROMANTISMO. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uq_fp3Esv4M>. Acesso em: 14 de maio de 2018.
·         Doctorstudipe. Levo o Romantismo - PARÓDIA LITERÁRIA (Restart). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=axWqMcCgPzg>. Acesso em: 14 de maio de 2018.

Tendo todas essas ferramentas em mãos, o método mais eficiente e correto seria conciliar. O professor passará a matéria a sua maneira, mostrando também os livros e explicando a matéria e ao mesmo tempo utilizando os aplicativos e animações, para assim deixar a aula mais atraente e mais atual, porém sem esquecer-se do passado.
Por exemplo: O professor pede para os alunos, alguns dias antes para que baixem o aplicativo no celular e aqueles que não conseguiram baixar por algum motivo, acompanharão a matéria em duplas, conciliando seu próprio conteúdo com o do aplicativo. O professor pode até mesmo criar tarefas para casa, utilizando o aplicativo como base de estudo, criando algumas questões baseadas na interatividade com o ambiente 3D do mesmo.
Assim como a tecnologia se adapta a realidade, a educação também deve fazer o mesmo, fazendo com que o interesse na educação seja renovado e deixando-o mais moderno e atual.

    ATIVIDADE PEDAGÓGICA


Como atividade didático-pedagógica, será indicada uma proposta que pode ser usada tanto como dever de casa, tanto como em sala de aula.
Para a atividade, o aluno deverá fazer uso do aplicativo “EvoBooks: Artes e Literatura” como material de consulta. O aluno deverá elaborar duas questões sobre o tópico “Sobre o movimento” e mais duas questões sobre o tópico “Contexto histórico” que são encontrados no aplicativo. As folhas contendo as questões são entregues ao professor que avalia as perguntas, podendo saber se os alunos entenderam bem a matéria ou se alguma coisa precisa ser reforçada e revisada.
Em outra data, o professor distribuirá as folhas com as perguntas aleatoriamente para que os alunos possam responder as questões feitas pelos colegas. Ao fim dessa atividade, as folhas são entregues novamente ao professor, que mais uma vez irá avaliar se o conteúdo pôde ser bem absorvido pelos alunos.

Comentários