APS: SEMIÓTICA – A SEMIÓTICA SOCIAL DO PARQUE VICENTINA ARANHA.

A Semiótica Social do Parque Vicentina Aranha.

         Temos como via deste trabalho à apresentação, compreensão por sobre as mudanças sociais característicos de um Patrimônio Histórico, Natural, Material e Cultural que é o Parque Vicentina Aranha. Utilizando de relatos, reestruturação e reorganização, e as mudanças que o local sofreu antes de se transformar no que é conhecido atualmente.
        E para que a compreensão seja dada de forma linear, trouxemos para discussão o que constitui a sociedade moderna atual, e como o impacto é dado no meio social em questão. Em se tratando do desenvolvimento da teoria semiótica, utilizaremos de três escolas que partiram das ideias do domínio da Linguística, adaptando para os meios de comunicação não verbais.

Contextualização

          Localizado na cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo, é patrimônio histórico, aberto ao público, recebendo por mês cerca de 70 (setenta) mil visitantes, em busca de qualidade vida, lazer, cultura, atividades físicas, muitas dessas oferecidas gratuitamente ao público com uma agenda repleta de programação, de apresentações musicais, a teatro, cinema ao ar livre, arte, história e muito mais. tombado pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).




           Inaugurado no dia 27 de abril de 1924, em primeira instancia era o Sanatório Vicentina Aranha, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina, o primeiro da cidade de São José dos Campos e um dos primeiros do país.
           Por volta do ano de 2006, a prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público em 2007. Desde 2011 a AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, desenvolve atividade culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras e manutenção e restauro.

A Semiótica Social e Multimodalidade



 A abordagem trazida para este trabalho, colocamos em pauta a construção de sentido em práticas sociais: eventos sociais, restauração, ressignificação, analisando os elementos de linguagem – visuais e linguísticos – como inseridos em práticas sociais.

            A representação das formas por meio da cor, do olhar, da perspectiva, do frame, como construtores de sentido e que posicionam os sujeitos representados em determinados lugares sociais, aspectos culturais, relações de poder, situações de dominação que desveladas, por meio da análise da semiótica, possam contribuí para o processo de mudança social.

           Segundo Van Leeuwen conceitua a modalidade como aproximação da semiótica social em relação às questões de verdade e de representação, analisado de acordo com categorias opositivas:

           1. Fato versus ficção;

           2. Realidade versus fantasia;

           3. Real versus artificial;

           4. Autêntico versus falsificado.

          Nesse trabalho, fora utilizado o método de modalidade linguística e visual, como proposto em Fairclough (2006), a análise social possui três níveis de abstração:

           1. Eventos sociais;

           2. Estruturas sociais;

           3. Práticas sociais.



           

A Semiótica Social e Multimodalidade Aplicadas ao Parque Vicentina Aranha.



               Com os devidos conhecimento sobre o local, e observando a transação de tempo, vimos o Sanatórios se tornar Parque, um processo de ressignificação, um lugar antes visto como centro de tratamento para tubérculos ainda cura, só que ao invés da saúde física temos a restauração da saúde cultural.
            As mudanças ocorridas nas últimas décadas é perceptível , desde o meio de comunicação ao meio de convivência, com o rápido crescimento tecnológico, vimos de crianças e adolescente que deixam de brincar na rua ou com brinquedos, para se refugiar no conforto de seus quarto e se comunicar com seus colegas por meio de mensagens e se divertirem como jogos. O problema é o excesso, o que pode acarretar em obesidade infantil e dificultar a saúde.
            Não sedo somente crianças e adolescentes a sofrer desse mal, presos em seus celulares, notebook e computadores, os jovens adultos e adultos, após uma cansativa semana, só quer saber de descansar, mas descansar não é somente ficar em casa.  A agenda cultural do parque incentiva a literatura, as artes, o teatro, o movimento, meditação, são atividade direcionada a todos os públicos, com bibliotecas ao ar livre, e cinemas gratuitos, com o melhor do nacional e internacional.
            Um dos maiores exemplos que podemos expressar aqui é a FLIM – Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha. A FLIM teve sua primeira edição em 2013. Desde lá, anualmente a festa contempla milhares de visitantes que puderam usufruir gratuitamente de uma vasta programação cultural. É objetivo desta festa, possibilitar ao cidadão o acesso a atividades literomusicais variadas: círculos de leitura, cinema, música, teatro, encontro com autores e músicos, promovendo o incentivo à leitura, assim como o desenvolvimento do entendimento da cultura como um bem fundamental para a compreensão e transformação da sociedade em que vive.
A FLIM é democrática com 100% de acesso gratuito às suas atividades e é inclusiva, viabilizando a participação de portadores de deficiência auditiva, visual ou motora. A programação é impressa em braile e todas as mesas de reflexão tem tradução em libras.
Com concepção e execução da AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura, a FLIM é propulsora da valorização cultural e de sua diversidade na região.
Mas esse evento anual não é o único motivo para fazer com que os números de visitações subam a cada ano. Na tecnologia onde encontramos certas barreiras, também encontramos soluções, e os jogos podem ajudar e muito. Como por exemplo, o jogo lançado em 2016: Pokémon GO, jogo de realidade aumentada desenvolvido entre a Niantic,Inc., a Nintendo e a The Pokémon Company. Feito para smartphones, e pode ser encontrado gratuitamente nas plataformas iOS e Android.
O jogo faz com que o jogador, saia de casa, em busca de Pokémons e para ter os objetos que ele tem que ir em pontos específicos da cidade, a maioria desses pontos localizado em parques, e no Vicentina Aranha existe vários desses pontos.




Para Estudo Complementar

PREFEITURA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, pqvicentinaaranha 2009 Disponível em: <http://www.pqvicentinaaranha.org.br/> Acesso em 10 de novembro de 2019

CÓDIGO BR COMUNICAÇÃO, códigobr 2004 Disponível em: <https://codigobr.com.br/vicentina-aranha-completa-89-anos-de-muita-historia-para-contar/> Acesso em 10 de novembro de 2019

FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO, fccr 2009 Disponível em: <http://www.fccr.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=332:sanatorio-vicentina-aranha-&catid=134:bens-preservados&Itemid=159> Acesso em 10 de novembro de 2019


Vídeo do canal oficial do parque no You Tube:  https://www.youtube.com/watch?v=SuEXUskArOk


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