A importância da Linguística no curso de Letras

 O curso de Letras é um curso que visa o aprofundamento de determinada língua, onde quem estuda pode escolher as áreas que poderá atuar, essas podem ser na área da educação ou da ciência.  Geralmente o estudante que entra nesse curso se surpreende com o estudo da Linguística, essa área estudada pelos alunos de letras, é uma linha de estudos científicos que abordam a linguagem verbal humana.
 Em muitos casos quem começa o estudo da linguística no curso de letras é surpreendido com a maneira em que esse conteúdo é abordado, muito diferentemente do ensino médio e fundamental, o aluno de letras se depara com um estudo que não limita a língua entre oque é certo e errado. O estudo linguístico ao contrario da Gramatica Tradicional não busca normatizar a língua com uma única variante, chamada essa pela gramatica, Norma “culta” ou Norma “Padrão”, pelo contrario, a linguística considera todas as outras variantes e busca descrever a língua, sem considerar uma variante melhor ou mais correta que outra.
 Com isso em mente e possível afirmar que O estudo da Linguística tem grande importância no curso de Letras para que o estudante não desconsidere nenhuma das variantes linguística.
 Quem cursa Letras para atuar nas áreas da educação torna o estudo linguístico ainda mais importante, pois ao se deparar em sala de aula com tantas variantes linguísticas, esse estudante não deve tratar seus alunos de maneira preconceituosa pela variante que esses carregam. O professor tem como dever mostrar ao seu aluno a norma prestigiada e ensinar o domínio dessa norma, entretanto não poderá considerar todas as outras variantes que o aluno leva com ele de casa, errada ou invalida, pois para cada ocasião uma variante tem uma função social. As variantes linguísticas também servem como ponte para o profissional de letras, ou seja, toda vez em que esse perceber que a maneira em que aborda os conteúdos a serem ensinados em sala de aula não alcançam de certa forma seus alunos, poderá adaptar sua linguagem de acordo com o ambiente e o grupo de alunos que busca alcançar. Um exemplo muito simples disso é a diferença de idade, por exemplo, se um professor der aula para adolescentes de 11 a 17 anos terá de certa forma que adaptar sua linguagem para que esse grupo de alunos entenda de maneira clara o conteúdo que está sendo ensinado, por outro lado é evidente, que se esse mesmo professor estiver dando aula para adultos com idade mais avançada adaptará também sua linguagem para que esse grupo se sinta confortável, e com isso terá mais facilidade em repassar o conteúdo lecionado.

 Sendo assim é importante o estudo da Linguística no curso de Letras para que os estudantes que estão se preparando para a docência, até mesmo em outra área, tenha uma ampla visão do que é a língua e suas variantes, dessa maneira os estudantes não agiram de modo que exclua alguém por determinado uso de uma determinada variante ou de maneira que dite uma maneira única e correta de falar, mas que demonstre a seus futuros alunos a variante prestigiada e mantendo o respeito às outras diversas variantes.

Comentários