Linguística: Concepção e Origem
LINGUÍSTICA: CONCEPÇÃO E ORIGEM
A Linguística é uma
ciência que visa estudar a linguagem verbal humana em seus aspectos
fonéticos, semânticos, morfológicos, sintáticos, psicológicos e social. As
línguas consideradas como estrutura; origem, desenvolvimento e evolução das
línguas; as divisões das línguas em grupos, por tipo de estrutura ou em
famílias, segundo critérios tipológicos ou genéticos.
A muito tempo o homem tem uma certa vontade por poder, e qual
jeito melhor que isso do que saber e conseguir controlar as coisas ao seu
redor? Para isso, é preciso conhecimento, e esse e um dos motivos pelos quais
ele procura explicar tudo o que existe ao seu redor. A linguagem é uma dessas coisas.
“Ao procurar explicar a linguagem, o homem está procurando
explicar algo que lhe é próprio e que é parte necessária de seu mundo e da sua
convivência com os outros seres humanos.” (citação do livro: O Que É
Linguística, de Eni Puccinelli Orlandi)
A
linguística é uma disciplina e um campo do conhecimento:
·
Disciplina: É relativamente nova, podendo
ser dita como linguística autônoma do início do século XX até os dias atuais.
Tem como objeto o estudo das línguas naturais, sendo então, as que surgem espontaneamente
como meio de comunicação social.
·
Campo do conhecimento: Possui a história
bem mais antiga, pois desde o momento em que o homem começa a refletir sobre a
sua língua e a dos outros, já podemos falar de conhecimento geral e linguagem.
Quando falamos em língua, devemos
pensar na verdade e na manifestação concreta da capacidade universal humana. A
linguagem se manifesta através das línguas naturais e também de outras formas
de expressão, como por exemplo: cinema, teatro e quadrinhos.
É possível ver então, que o interesse pela linguagem já é antigo, expresso por diversos mitos, rituais, lendas, cantos e etc. em busca de conhecer a capacidade humana. Os pensadores gregos por exemplo estavam sempre se reunindo e debatendo acerca da organização da linguagem seguindo princípios de semelhanças e diferenças para obter resultados, preocupados em definir as relações que designavam o conceito e a palavra. Já os hindus possuíam grande interesse na linguagem verbal devido a interesses religiosos, ou seja, eles acreditavam que com a palavra, eles poderiam estabelecer uma conexão maior com Deus. Na idade média, se manifestou pelo "Modistae": o que é linguística? Procuraram então, construir uma teoria partindo da união da gramática e da lógica, considerando o modo de ser, pensar e o significado, dando como veredito que a estrutural gramatical das línguas é universal e as regras da gramatica são independentes disto.
É possível ver então, que o interesse pela linguagem já é antigo, expresso por diversos mitos, rituais, lendas, cantos e etc. em busca de conhecer a capacidade humana. Os pensadores gregos por exemplo estavam sempre se reunindo e debatendo acerca da organização da linguagem seguindo princípios de semelhanças e diferenças para obter resultados, preocupados em definir as relações que designavam o conceito e a palavra. Já os hindus possuíam grande interesse na linguagem verbal devido a interesses religiosos, ou seja, eles acreditavam que com a palavra, eles poderiam estabelecer uma conexão maior com Deus. Na idade média, se manifestou pelo "Modistae": o que é linguística? Procuraram então, construir uma teoria partindo da união da gramática e da lógica, considerando o modo de ser, pensar e o significado, dando como veredito que a estrutural gramatical das línguas é universal e as regras da gramatica são independentes disto.
Contudo, foi no início do século XX que a linguística passou a ser reconhecida como um estudo científico, devido a publicação do livro de Ferdinand Saussure, que foi um linguista suíço, mestre da Universidade de Genebra e conhecido como pai da linguística moderna. Embora seja um homem com muita credibilidade no campo da linguística devido a publicação do livro: O Curso da linguística geral em 1916, resultado das anotações de aula de dois de seus alunos: Charles Baily e A. Sechehaye; Saussure entre 1906 e 1909 se empenhou no estudo de anagramas, dedicando mais de 100 cadernos a isso, que atualmente são guardados em uma biblioteca pública de Genebra.
A ciência que ele construiu possui
quatro disciplinas de diferentes níveis de análise, sendo elas:
·
Fonologia: Estudo das unidades sonoras.
·
Sintaxe: Estudo da estrutura das frases.
·
Morfologia: Estudo da forma das palavras.
·
Semântica: Estudo dos significados.
O trabalho científico consiste em
observar os fatos e aproximá-los de um quadro teórico específico,
possibilitando que haja diferentes descrições e explicações, dependendo do
referencial escolhido. O objeto dessa ciência que ele defende deve ser um
objeto coletivo e não individual, homogêneo, ele vai dividir o mundo da
linguagem em langue (sistema inconsciente, presente no cérebro de todos os
falantes) e parole (O que observamos, a variabilidade). A língua, enquanto
objeto cientifico de estudo, não está pronta para ser estudada ou observada,
pois está incompleta, então, é dever do linguista definir a partir de que ponto
de vista ele irá estudar a linguagem, sendo essa a criação do objeto
científico, fazendo com que a linguagem seja extremamente complexa, heteróclita
(algo constituído por elementos variados e pouco homogêneos) e os indivíduos
devem eleger no circuito da fala, uma dimensão que seja comum a todos.
Ferdinand Saussurre, foi mestra da universidade de Genebra e é considerado o Pai da Linguística Moderna, é sem dúvida um figura surpreendente, quando falamos de Dicotomias de Saussere, temos de enfatizar os seguintes fatos:
- · Langue (ou Língua): é um sistema abstrato, homogêneo, sistemático e compartilhado por todos os falantes de uma comunidade, ou seja, é coletiva. Saussure preferiu estudar essa dicotomia por ser direto e centralizado em suas pesquisas na época.
- · Parole (ou fala): é individual, histerógena, assistemática, sendo a realização concreta da língua, resultado das combinações feitas pelo falante utilizando o código da língua. É circunstancial e variável, por isso é um campo mais abrangente da linguística.
- · Paradigma: O eixo paradigmático é o que organiza as relações de oposição em que as unidades se submetem (mecanismo de seleção) – representa o plano da língua; sistema disponível na memória do falante. Todos te, mesmo paradigma.
- · Diacronia: èa a abordagem que estuda a evolução das línguas no tempo, ou seja, diversos momentos da língua.
- · Sincronia: É a abordagem que estuda como se estruturam as línguas em determinado momento, foca dessa forma em um determinado estado da língua na sua história.
- · Significante: É a imagem acústica ou sequência de fonemas da palavra.
- · Significado: É o conceito do signo linguístico; conceito do significante.
u Uma maior e melhor explicação, veja o vídeo abaixo ou comente deixando sua duvida, os alunos do 1° e 2° Semestres do curso de Licenciatura em Letras da UNIP de 2017, terá o maior prazer e satisfação em ajudar.
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