Gerativismo - Noam Chomsky

Noam Chomsky e o Gerativismo




         Noam Chomsky nasceu na Filadélfia, Pensilvânia nos Estados Unidos em 7 de dezembro de 1928, estudou no Oak Lane Country Day School, e no Central High School. Foi pesquisador assistente na Universidade de Harvard, onde realizou a maior parte de suas pesquisas relacionadas a linguística, entre os anos de 1951 e 1955.
        Estudou na Universidade da Pensilvânia, onde se tornou PhD, publicando sua tese com mais de mil paginas, seu pai era William Chomsky um judeu foragido da Russia que se mudou para os Estados Unidos para não servir ao Exercito, ele era professor e ensinava hebraico, por conta disso Chomsky tem intimidade com a língua. Em sua infância publicou seu primeiro artigo aos 10 anos, no jornal da escola sobre a queda de Barcelona na guerra civil espanhola, e aos 13 anos foi para Nova York.
        Após receber sua graduação Comsky passou a lecionar no Massachusetts Institute of technology (MIT). Casou-se com Carol Schatz em 24 de Dezembro de 1949 e teve dois filhos, em 1957 publicou seu livro "Syntatic Structures" que foi o marco para revolucionar a linguística da época.


Competência e Desempenho

        Próximo ao que Saussure dividiu como Langue e Parole Chomsky criou a Competência e o Desempenho Linguístico que são dois princípios gerativistas, para ele é tarefa do linguista descrever a competência do falante. Ele define competência como capacidade inata que o individuo tem de produzir, compreender e de reconhecer a estrutura de todas as frases de sua língua. Ele defende que língua é o conjunto infinito de frases e que se define não só pelas frases existentes, mas também pelas possíveis, aquelas que se podem criar a partir da interiorização das regras da língua, tornando os falantes aptos a produzir frases que até mesmo nunca foram ouvidas pro ele.
        Já o Desempenho (performance ou uso) é a concretização da língua, é a fala em uso pelo falante em um determinado contexto onde ele está inserido .


Aquisição de Linguagem


       Chomsky acredita que a aquisição de linguagem é inata, ou seja, nasce com a criança, é biológica e está inserida no nosso DNA, a aquisição de língua materna é o amadurecimento desta, com relação a língua. Portanto difere do estruturalismo que prega a aquisição por meio da imitação e repetição. Chomsky acredita que a aquisição da língua é algo que todo falante nasce com ele em seu código genético.
         Para comprovar a tese de que a aquisição de linguagem é algo inato Chomsky também define a Pobreza de Estimulo, Se a fala de uma criança fosse fruto da audição e da repetição, uma experiencia em geral fragmentaria, ela não seria capaz de produzir frases que ela nunca ouviu, como de fato acontece e uma criança produz mais palavras do que ouve em seu dia a dia. 
       Outro ponto importante é a intuição linguística do falante, que nada mais é do que o julgamento que uma pessoa falante de uma língua faz intuitivamente sobre a aceitabilidade de uma frase, é a intuição que todo falante de uma língua possui sem nenhum tipo de estudo escolarizado, ele pode dizer se uma frase em sua língua está ou não bem formada, pois todos tem a gramatica universal internalizada sobre sua língua dentro de seus códigos genéticos.

Gramaticalidade

       A função da gramatica universal não é ditar regras como a da gramatica normativa, mas sim envolver todas e apenas as frases gramaticais, ou seja, as que pertencem a língua. É assim que surge a Gramatica Gerativa (gerar - criar frases) porque permite, a partir de um numero limitado de regras, gerar um numero infinito de sequencias. 
Deixando de lado o sentido e partindo do ponto de vista totalmente sintatico é somente agramatical a frase que não é bem formada sintaticamente, por exemplo a frase de Chomsky:





    "Ideias Verdes Incolores Dormem Furiosamente"




     Não possui sentido, mas continua sendo gramatical, pois tem todos os seus termos em concordância, substantivo, adjetivo etc...
        Já uma frase como "Dormi eu cama ontem" é agramatical pois está estruturada de forma errônea, apesar dela fazer sentido se juntarmos as palavras certas.

Princípios e Parâmetros

      Estes na verdade são uma releitura da Gramatica Universal que em sua teoria é quando uma criança já nasce com uma gramatica em sua cabeça, onde se guardam todas as regras, de todas as línguas. Entretanto a criança transforma essa gramatica, na gramatica de sua língua, retirando só o que é necessário para o uso e aprendizagem da mesma e descartando o restante.
      Então se postula que a gramatica é regida por Princípios Universais e Parâmetros Particulares, todos nascem com uma gramatica universal dotada de princípios universais, que são regras que podem ser aplicadas a qualquer língua, mas somente quando uma pessoa é exposta a uma língua é ativado nela os parâmetros de variação daquela língua, e então ela passa a adquirir linguagem, essa teoria reforça que é necessário ter algo inato dentro de cada pessoa para aquisição de linguagem.


O papel da sintaxe e os limites do gerativismo 


     O gerativismo apresenta também as arvores sintáticas: que facilitam a visualização hierárquica das palavras, mostra quais elementos dependem de quais e ainda quais são independentes.
     Para Chomsky o foco da Gramaticalidade ou não Gramaticalidade de uma frase é a sintática, sendo muito útil também para evitar usar a língua para falar da língua, ou seja a metalinguagem.

Assim como o estruturalismo europeu e o americano eu chegaram ao seu limite ao serem questionados em alguns âmbitos e possuírem lacunas teóricas, o gerativismo também é criticado por alguns pensadores e pela analise do discurso.
O gerativismo não analisa o falante e o ouvinte, ou seja a parte do Desempenho não é analisada pois está sujeita a fatores não linguísticos, a Sociolinguística também critica o modelo Gerativista dizendo que devemos focar e estudar o concreto, o individual e não apenas o homogêneo e o que está livre de fatores externos.


Para maior aprendizado


Link para Vídeo, Entrevista de Noam Chomsky para a Rede Vida 
https://www.youtube.com/watch?v=6HvZfzHhW5k

Comentários