Saussure e suas dicotomias
Uma pequena biografia:
Notável linguista suíço, Ferdinand de Saussure nasceu em 1857, em Genebra (Suíça), e faleceu em 1913.
Doutorado pela Universidade de Leipzig na área da Linguística, foi professor da École des Hautes Études em Paris. Lecionou também sânscrito e línguas indo-europeias na Universidade de Genebra. Aqui, iniciou em 1907 as lições que deram origem à conhecida obra Cours de Linguistique Générale (Curso de Linguística Geral, publicado postumamente, em 1916, a partir dos apontamentos dos alunos de Saussure).
A obra de Saussure estabeleceu diversos pressupostos teóricos que são considerados os princípios fundadores da moderna ciência linguística. Destacam-se a distinção entre langue e parole (conceitos geralmente traduzidos por língua e fala) e a análise sincrônica da língua, contrastante com os estudos históricos que dominaram a Linguística ao longo do século XIX. A partir deste momento, as línguas passam a ser entendidas como sistemas coerentes em si, importando mais analisar as relações entre os elementos que as constituem do que procurar as suas linhas de evolução e os pontos de contacto entre os vários idiomas.
DICOTOMIAS
- Significante x significado
O signo linguístico é a junção do significante com o significado, onde o significando é a imagem acústica e o significado seu conceito
*Lembrando que um signo só é considerado signo se tiver ambos significante e significado.
* O signo linguístico é algo arbitrário/imotivado, pois seu significante só é ele porque não é outro, ou seja, uma mesa só é uma mesa porque não é uma cadeira.
- Langue (língua)** x Parole (fala)
A langue é sistemático, homogêneo e coletivo e possui uma relação com o eixo paradigmático, a parole é assistemático, heterogenia e individual e possui ralação com o eixo sintagmático.
*Parole – o que o indivíduo fala
*Langue – o que é compartilhado pela comunidade
- Paradigma** x Sintagma
O eixo paradigmático como mencionado antes, é relacionado a langue, é algo compartilhado por um grupo. Podendo também ser chamado de eixo da seleção ele é responsável por todas as possibilidades que o falante possui na concretização da fala.
O eixo sintagmático é relacionado a parole, é algo individual de cada falante. Também chamado de eixo da combinação é a concretização da fala por meio da seleção e da combinação de suas possibilidades.
- Sincronia** x Diacronia
A sincronia estuda a estrutura das línguas em determinado momento, se limitando apenas a aquele determinado momento. Já a diacronia estuda diferentes momentos e estados da língua e sua evolução, não tendo limitações em quantidade
* Lembrando que apesar de limitações de quantidades nenhum desses estudos são superficiais, pois a língua mesmo que sendo em apenas um estado é algo complexo e com várias vertentes para ser estudada.
** Todas esses elementos são objetos de estudo preferidos por Saussure, pois são de fácil controle para tais estudos.
Para melhor explicação:https://www.youtube.com/watch?v=WiURWRFcQsc&t=1s
Biografia: https://www.infopedia.pt/$ferdinand-de-saussure acessado em 04/11/17
Para melhor explicação:https://www.youtube.com/watch?v=WiURWRFcQsc&t=1s
Biografia: https://www.infopedia.pt/$ferdinand-de-saussure acessado em 04/11/17
Comentários
Postar um comentário