5 passos valiosos para você ser “Expert” em Interpretação de texto
Neste artigo, serão apresentadas cinco dicas para você ser um expert em interpretação de texto.
Porém, antes de entrarmos propriamente dito neste assunto, vale ressaltar o conceito de Processo de Interpretação, que segundo a Hermenêutica – área da filosofia que estuda isso, basicamente é dividido em três etapas:
A primeira etapa trata-se da pré-compreensão onde supõe-se que o leitor já possui conhecimento prévios sobre o assunto.
A segunda etapa refere-se à compreensão, onde considera-se que o leitor já possui um conhecimento prévio (primeira etapa). E que agora, ele irá se deparar com informações novas ou reconhecer o que já sabia. Compreendendo a intencionalidade do texto.
É muito comum ouvirmos a frase “Eu entendi, mas não compreendi”. Isso significa que a pessoa que leu o texto entendeu o significado das palavras e a explicação dada. Porém, não as justificativas ou o alcance social do texto. Se você costuma ter essa mesma dificuldade, não se preocupe auxiliaremos você!
E terceira e última etapa é a interpretação, que se trata da resposta que você dará ao texto, após compreendê-lo. Em outras palavras, é o “conversar” com o texto, é o crescimento e a ampliação para novos sentidos.
Sabendo dessas três etapas, aqui vão 5 dicas para você ser expert em interpretação de texto:
Seja amigo do dicionário e do caderninho, esteja com eles sempre!
Para que você possa atingir a primeira etapa de pré-compreensão é muito importante potencializar a leitura. Se de repente, você encontrar uma palavra desconhecida, pegue um caderninho, anote-a. Em seguida, consulte no dicionário e escreva o significado ao lado da palavra. O que você ganha com isso? Crescimento de vocabulário.
2. Familiarize-se com a Paráfrase!
Caso você não saiba o que significa paráfrase mantenha a calma! Paráfrase nada mais é do que fazer uma nova explicação ou apresentação do texto, guiado pelas ideias do autor, mas sem copiar a palavras dele fielmente.
Existem diversos tipos de paráfrase, mas para quem está estudando é interessante fazer uma dessas opções:
- Paráfrase-resumo: Sublinhe as ideias principais, selecione palavras-chave e faça uma indicação com suas próprias palavras. Lembre-se, resumir não é copiar partes!
- Paráfrase-resenha: Além dos passos do resumo, neste tipo você também pode incluir um comentário sobre o texto. Pensando sobre as qualidades e defeitos da produção e justificando o porquê.
- Paráfrase-esquema: Após identificar as ideias ou palavras-chave de um texto, monte o esqueleto do texto em tópicos ou em pequenas frases. Você pode usar setinhas, canetas coloridas para diferenciar palavras do seu esquema. Como preferir!
3. Leitura no papel!
Sempre que possível, faça notas em cadernos, estude por livros de papel ou imprima as explicações (sem desperdícios!). Já foi comprovado que quem adota essas práticas consegue lembrar melhor do que lê.
4. Guarde um tempinho do seu dia para ler devagar
Se você é do tipo de pessoa que fica lendo e relendo sem entender nada pode estar sofrendo de um mal que vem crescendo na população da era digital – a falta de concentração. É recomendável que você reserve de 30 a 45 minutos de seu dia longe de distrações tecnológicas para ler. A leitura lenta ajuda a reduzir o estresse e melhora a concentração.
5. Estude a Língua Portuguesa
Não tem como fugir do conhecimento da Língua Portuguesa, estude principalmente os pronomes relativos e as conjunções, pois, eles são importantes na coesão do texto, e as figuras de linguagem, porque ajudam a compreender melhor.
Certamente, após praticar e realizar várias leituras você estará apto para interpretar os mais diversos tipos de texto!
Comentários
Postar um comentário