A Análise da Conversação
Hoje, vamos abordar os conceitos sobre Análise da conversação.
A “análise da conversação” é o estudo da interação verbal e não verbal em situações cotidianas dos seres humanos, procurando descrever a forma de interação da sociedade entre si, de maneira formal e informal, focando na construção da identidade das pessoas. Logo, a transcrição é um processo de transformar materiais de áudio ou de vídeo em formato de texto escrito. Assim, através desse processo, podem-se obter registros por escrito de eventos importantes, entrevistas, pautas de reuniões, depoimentos para fins jurídicos, testamentos, etc. Os áudios mais comumente transcritos são entrevistas e depoimentos que necessitam ser registrados em texto.
Por exemplo:
Na transcrição de um texto, pode-se revisar o que foi dito, adequando suas pausas e pontuação, de forma textual, formal ou informal, mas que evite confusão em sua leitura e entendimento:
Sandro: Claro que é. Por que não seria? Não sei se é desse. Pode ser de outros. Então, ele não sabe. Agora não é hora.
Ou então, ela pode ser transcrita exatamente do modo como foi dita, com suas interrupções e pausas, como a seguir:
Sandro: Aham, claro que é. Por que que não que seria? Não. Não sei se é desse. Pode ser de outros. Neh?
Sophia: Uhum.
Sandro: Então, assim, eh…ele…ele…ele não sabe. Ele não…agora não é hora.
O objetivo dessa pesquisa é: a descrição e a explicação da comunicação (fala), como sendo um ato de interação verbal e social que os falantes comuns usam para interagir uns com os outros e com o resto da sociedade. Tanto no seu âmbito natural ou na sua vida cotidiana, etc. A fala nasce, como necessidade de comunicação, adequando-se ao sistema e evolui de acordo com a necessidade de seus falantes.
Sem a conversação, não teríamos nenhum tipo de socialização, faz parte da cultura do ser humano o ato de se comunicar, ou seja, a comunicação pode ser uma conversa formal ou informal, é uma ação humana e, através dela podemos interagir uns com os outros, compreender e sermos compreendidos da mesma forma.
Na conversação, tanto falada como escrita, ela deve ser ponderada, de modo que a linguagem utilizada, seja depreendida entre seus interlocutores.
Um exemplo: Numa situação em que dois falantes conversam, é preciso compreensão de todas as palavras, para que não haja uma concepção incorreta das ideias transmitidas. Assim como não há como ler um texto e entender, se não há conhecimento de alguma palavra, sendo impossível entender as ideias do autor. Logo, é necessário o mínimo de conhecimento léxico para que se dê total fluidez na conversação.
Percebe-se que o diálogo é a prática mais comum entre as pessoas. Assim, o objetivo central da “análise da conversação” é a descrição e explicação das competências que os falantes comuns costumam usar durante os diálogos em seu dia-a-dia, procurando descrever os níveis de formalidade em determinada situação, verificando a coordenação de ações exigidas durante o ato da fala, além dos níveis de habilidade linguística dos falantes e que servem para participar de interações sociais.
Este projeto visa analisar uma situação cotidiana, (como dois falantes que se reencontram depois de algum tempo e estão colocando a conversa em dia, compartilhando novidades e fatos ocorridos desde o último encontro) criando assim, a situação especificamente escolhida, ou então, como eu que escrevo, caro leitor, e pareço estar conversando com você.
Esse aspecto do diálogo no texto ou na fala, se desenvolve de forma solta, sucinta, e de forma que não ocorra equívoco ou falha no entendimento entre os interlocutores.
Em síntese, existem diversos exemplos, e nem tudo é tão teórico. Deve-se perceber que tais sistemas não são normas padronizadas de funcionamento, mas procedimentos analíticos.
Espero que você tenha gostado, nos encontramos na próxima série.
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