Texto e Contexto
Texto: é o conjunto de ideias organizadas e relacionadas entre si, formando um todo significativo capaz de produzir interação comunicativa.
O texto, de forma literal, representa tecidos verbais estruturados de uma maneira que o corpo de ideias permanecerá coerente, uno, coeso. Uso a alegoria dos tecidos para que fique claro que um texto não pode ser um conjunto de feixes de fios que se relacionam. Não. Precisa ser mais que isso.
Contexto: um texto é constituído por diversas frases. Em cada uma delas, há uma certa informação que a faz ligar-se com a anterior e/ou com a posterior, criando condições para estruturação do conteúdo a ser transmitido. A essa interligação dá-se o nome de contexto. Nota-se que o relacionamento entre as frases é tão grande, que, se uma frase for retirada de seu contexto original e analisada separadamente, poderá ter um significado diferente daquele inicial.
Qualquer texto deve estar baseado no conhecimento do mundo real dos falantes. Essa é uma condição cuja finalidade é contribuir para sua significação global. No contexto, deve-se ter em mente os elementos que influenciam a mensagem:
Verbos implicativos são os que envolvem o leitor.
Exemplo: conseguir, evitar, concordar:
O monitor não evitou que as crianças se machucassem.
(As crianças machucaram-se)
Verbos factivos, como lamentar, perceber e idéias preconceituosas que o falante expressa inconscientemente:
Daniela hoje não chegou tarde aos ensaios.
(Daniela habitualmente chega tarde)
Intertexto: comumente, os textos apresentam referências diretas ou indiretas a outros autores através de citações.
Para exemplificar:
Vistas isoladamente, os dois fragmentos das fotos podem parecer retratos comuns.
Observe o real contexto:
O contexto em que eles se inserem – uma poderosa imagem que vence o preconceito racial nos Estados Unidos, só é apreendido no contexto da totalidade da foto. (Henri Cartier Bresson)
Para exemplificar:
O contexto em que eles se inserem – uma poderosa imagem que vence o preconceito racial nos Estados Unidos, só é apreendido no contexto da totalidade da foto. (Henri Cartier Bresso
Para um estudo mais aprofundado, você poderá consultar os seguintes livros:
- Para entender o texto, de Platão e Fiorin;
- Ler e compreender o sentido do texto, de Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias.
Comentários
Postar um comentário