Estudo da Morfologia - 2


Todas as palavras existentes na língua são, de alguma forma, agrupadas em classes, conforme as formas semelhantes que apresentam. A existência dessas classes se justifica pela necessidade de organizar um repertório vasto de palavras tanto quanto pelo fato de elas constituírem um modelo com características estruturais (mórficas) que permitem propiciar diversas expressões de sentido.
Sendo assim, a partir desse ponto, estudaremos as diferentes classes de gramemas e lexemas, como definimos cada um e suas características, de modo que, ao analisarmos o eixo sintagmático, consigamos compreender e identificar. Vale lembrar que as classes mórficas de palavras são 10: os 3 lexemas (verbo, adjetivo, substantivo), que, em relação as demais classes, são os que menos evoluíram; o 6 gramemas (pronome, preposição, advérbio, artigo, numerais, conjunções); e as interjeições.
Os substantivos, apesar de sempre o definirmos como ‘o que dá nome às coisas’, a definição mais correta é a palavra que se deixa anteceder por determinantes. Além disso, é a única categoria que aceita os sufixos –inho ou –zinho.
Os adjetivos são todas as palavras variáveis em gênero e número, e que se deixa anteceder por qualquer intensificador. Sempre foram conhecidos como ‘palavras que dão aos substantivos, suas qualidades, defeitos e características. Os adjetivos podem originar os advérbios, quando aceitam o sufixo –mente.
Os verbos, e somente os verbos, admitem as desinências próprias de número, pessoa, tempo e modo. Eles articulam-se com os pronomes do caso reto, e costuma-se conjuga-los para saber se se trata ou não de um verbo.
Os advérbios, por sua vez, podem ter 7 circunstâncias diferentes: Lugar, modo tempo, afirmação intensidade, negação e dúvida. Em relação com os adjetivos, tem uma atuação na qual, constantemente, surgem como seu intensificador ou modificador. Os advérbios também se deixam interceder por um intensificador. São invariáveis em gênero e número.
Nos demais casos – artigos, pronomes, numerais, preposições e conjunções -, as palavras são invariáveis, mantendo assim, um inventário fechado de palavras, que podem ser memorizadas. As interjeições, no entanto, podem ser caracterizadas por expressões fonológicas, como Ei!, Ai!, Ufa! Oba!.

Ao falarmos das funções adjetivas e funções substantivas, muitas das palavras   pertencentes à classe dos substantivos e/ou adjetivos, podem variar de classificação conforme o contexto em que estão empregadas, de acordo com sua relação sintagmática. Muitas palavras que pertencem ao sistema fechado da língua também podem funcionar, ora na posição substantiva, ora na posição adjetiva.
Quanto as funções genéricas dos gramemas independentes, muitas das palavras que pertencem ao inventário fechado dos morfemas gramaticais independentes podem ser agrupados de acordo com alguns papéis fixos que vierem a exercer morfossintaticamente. É possível agrupar esses tipos de palavras em conjuntos genéricos como:
Determinantes -  artigos, pronomes demonstrativos, possessivos e indefinidos
Substitutos - pronomes em posição substantiva, como os retos
Quantificadores - numerais cardinais, alguns advérbios e alguns pronomes indefinidos
Relatores - preposições e conjunções
Auxiliares - verbos que participam de forma finita ou não finita de outro verbo

Comentários