Morfossintaxe segundo Inez Sautchuk (conclusão)



          Através dessas postagens iremos resumir em tópicos os capítulos do livro Prática de Morfossintaxe da autora Inex Sautchuk trabalhado durante nossas aulas pela nossa professora, seguindo assim de uma conclusão do que foi aprendido pelo semestre e como podemos aplicar esse aprendizado em nossa vida.

         Com tudo que vimos durante o semestre, podemos concluir a importância que a Morfossintaxe tem em nossa vida. Utilizamos dela a todo momento e ao estudarmos os detalhes de uma maneira tão simples que nos foi trazida através do livro de Sautchuk vemos a beleza e a complexidade da formação das frases.

        A língua é um conjunto de morfemas (lexicais e gramaticais) e é por elas que se dá a formação de frases e consequentemente de sentido. Jean Cohen fala sobre a inteligibilidade da nossa língua: " A linguagem é comunicação, e nada é comunicado se o discurso não é compreendido. Toda mensagem deve ser inteligível". Por meio dessa frase se é destacado a importância da matéria, é por ela que podemos assimilar se um texto é inteligível ou não, se possui duplicidade, incongruências semânticas, anuladores de significado.

       Na Morfologia também é trabalhado o principio linguístico que explica que nada na língua funciona sozinho. Mostrando que, com uma língua tão detalhada como a nossa, utilizamos diferentes recursos para a formação de uma simples frase inteletível.

      Ao estudar a Morfologia e tudo que está relacionado a ela, vemos a importância que a gramatica tem em nossa vida, e através da visão da autora trabalhada durante o semestre foi uma experiencia ainda mais gratificante. Em todos as postagens que já foram feitas pelo nosso grupo possui o local onde você pode encontrar o livro para que você também aproveite os estudos da Morfossintaxe como nossa turma!



Grupo: D3173H4 - Francisca Herlayne S. Santos
N1421B9 - Isabela Keiko de Oliveira Mine
N1940F4 - Julia Pinheiro de Campos
N1181H0 - Tuani Mariana Odilon

Comentários