O que é Morfossintaxe - 1


A gramática de uma língua pode ser estudada sobre diversos aspectos de acordo com as unidades linguísticas. São as áreas de estudo da gramática:
Fonologia – que estuda os fonemas, preocupando-se com a forma que eles se organizam dentro de uma língua, classificando-os em unidades capazes de distinguir significado.

Morfologia – estuda os morfemas. Estuda a estrutura e formação das palavras, suas flexões e classificações;
Sintaxe - é a parte da gramática que estuda o eixo sintagmático, ou seja, a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si;
Semântica - é um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua.

Todo usuário da língua, ao falar ou escrever, coloca tudo o que esses campos estudam em prática. Faz uso da sua gramática internalizada para escolher dentre as inúmeras opções existentes.
Não podemos dizer que está errado quando algo não obedece às normas da gramática, mas sim é algo que está fora do padrão culto. Dessa forma, não devemos excluir o que uma pessoa traz em sua “bagagem” linguística.

Sabemos também que o usuário da língua também usa muito a chamada gramática internalizada. Explicaremos como isso acontece através de exemplos:
A) Cachorro meu o bebe leite.
B) Ela tem muitos amigo.

Ambas as frases se tratam de um desvio da norma padrão. Portanto, todo falante da Língua Portuguesa, por meio da sua intuição e gramática internalizada, sabe que o exemplo A não ocorre, visto que todos conhecem a estrutura da língua. Já o exemplo B mostra uma frase que dependendo da situação de contexto, todos usam, mesmo fugindo da norma padrão.

Hierarquia Gramatical

A hierarquia gramatical se dá pela seguinte ordem:
 Morfema > Vocábulo > Sintagma > Frase > Texto

Dentro dos morfemas, temos os lexemas, ou morfemas lexicais, que constituem o inventário aberto (substantivos, adjetivos e verbos).
Temos também os morfemas gramaticas, ou gramemas que constituem o inventário fechado (advérbio, pronome, interjeição, numeral, conjunção, artigo e preposição).

Vejamos a classificação de lexemas e gramemas em uma frase:
O computador está caído no chão.
G         L            L     L      G    L

Comentários