Sintaxe: importância e atuação
GRUPO: ANA GABRIELA PEREIRA SILVA / ERIKA DE OLIVEIRA FERNANDES / EVELIN JERONIMO DE CASTRO / ISADORA CAROLINE GONÇALVES PEREIRA
sintaxe
/ss/
substantivo
feminino
1.
gramática
parte
da gramática que estuda as palavras enquanto elementos de uma frase, as suas
relações de concordância, de subordinação e de ordem.
2.
lingüística
componente
do sistema linguístico que determina as relações formais que interligam os
constituintes da sentença, atribuindo-lhe uma estrutura.
3.
gramática generativa
componente
da gramática de uma língua que constitui a realização da gramática universal e
que contém os princípios e regras que produzem as sentenças gramaticais dessa
mesma língua, pela combinação de palavras e de elementos funcionais (tempo,
concordância, afixos etc.).
De
origem grega sýntaxis,
significa colocar em ordem, arranjar. Sendo assim, a sintaxe é o que relaciona
ou combina as unidades linguísticas no eixo sintagmático (a linha horizontal
imaginária).
A
língua é resultado da soma entre morfemas lexicais e gramaticais, além de
regras e leis que se unem, permitindo a emissão de mensagens. Ou seja, essas
leis sintáticas que ditam tais regras (que autorizam ou recusam determinadas
construções da língua), é que são as responsáveis pelo que pertence ou não à
uma língua – o que será ou não uma frase ou não frase.
Segundo
Sautchuk “a força e a importância dessas leis são tão relevantes que a elas se
reserva a manutenção da própria identidade da língua”, isso quer dizer que a
sintaxe pode alterar, permitir ou não uma combinação nova de uma frase por
exemplo, dentro de um padrão linguístico.
São
essas leis sintáticas que permitem a inteligibilidade dentro da fala escrita ou
oral, sendo a sintaxe “o princípio construtivo e mantenedor da identidade da
língua” (Sautchuk, 2010, p. 44).
Portanto,
a sintaxe tem como objeto de estudo, as relações dentro do eixo sintagmático da
língua, por enquanto, vamos nos concentrar na relação que existe entre as
palavras que geram o que denomina-se sintagma
e que ao se relacionarem entre si, geram orações,
e como princípio, é necessária a distinção entre frase e oração:
FRASE → qualquer unidade linguística de
comunicação que na oralidade tem entonação própria da situação em que se
realiza (uma interjeição, é uma frase situacional, por exemplo, bem como as
frases nominais – aquelas que não contém nenhum verbo, podendo ser formada por
substantivo, adjetivo e pronome, como num título de livro, filme ou deste texto
que estás a ler).
ORAÇÃO → sendo
constituída de pelo menos um verbo (denomina-se período simples) ou mais
(período composto), é aquela frase que se torna passível da análise sintática
de seus constituintes (denominado período – ou simplesmente aquilo que se
inicia pela letra maiúscula e se finaliza com um tipo de ponto final); oração
comporta sujeito e predicado.
“Toda
oração pode ser frase, mas nem toda frase pode ser oração.”
EXEMPLIFICANDO
“― Isso mesmo! ― disse Alice.” (Carrol, Lewis
– Aventuras de Alice no país das maravilhas, Rio de Janeiro: Objetiva, 2008,
p.87) → observe que isso é uma frase situacional (não tem nenhum verbo, funciona como uma
exclamação, tem sentido comunicacional).
“Amaro Vieira nascera em Lisboa em casa
da senhora marquesa de Alegros.” (Queirós, Eça de - O crime do Padre
Amaro, São Paulo: Modena, 1994, p. 30) → temos aqui um período
(convencionado de inicial maiúscula e final em pontuação que indica término)
simples (frase constituída de apenas um verbo – se tem verbo, é oração).
“Uma melancolia suave se me erguia lentamente no
coração, debaixo daquele céu puro, naquela atmosfera balsâmica, ante aqueles
horizontes saudosos. As lágrimas rebentaram-me involuntariamente dos olhos.” (Herculano,
Alexandre – Eurico, o presbítero, São Paulo: Editora Três, 1972, p.50) →
aqui, temos um período (convencionado de inicial maiúscula e final em pontuação
que indica término) composto (período pode conter mais de uma oração, nesse
caso, temos um período composto de duas orações – não esqueça: o verbo é o que
torna frase em oração), isso significa que em um parágrafo,
temos dois inícios com letra maiúscula e terminados em pontuação final.
É
fácil perceber assim que, somente as frases se comportam comunicativamente, são
independentes do verbo, e capazes de substituir os elementos situacionais ou
extralinguísticos. E por isso, as frases que compõem oração, são passíveis de
análise de seus constituintes, podendo ser retiradas do contexto, sobrevivendo
a qualquer situação.
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